Proderj desenvolve novo e-mail para usuários da rede governo


Correio eletrônico oferece funcionalidades interativas e simples


Usuários da rede de e-mail do Governo do Estado já podem comemorar uma novidade que tornará o dia a dia de trabalho mais interativo, simples e rápido. Será lançado nesta sexta-feira (29/7) a versão 2.0 do Correio.RJ, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj). O novo Correio.RJ oferece modernas funcionalidades e melhorias no aspecto da segurança, além de uma série de outras mudanças que deixaram o layout mais bonito e amigável. Este serviço poderá ser utilizado por toda rede do governo estadual.

Para o presidente do Proderj, Paulo Coelho, este é mais um avanço da TI do Governo do Estado. O novo e-mail da rede governo é uma evolução do antigo, um “upgrade”, que permitirá que os usuários sintam a diferença na simplicidade das funcionalidades.

- É mais um exemplo de como podemos contribuir para a modernização da gestão pública, pois facilitando individualmente o trabalho de cada usuário, acabamos facilitando a gestão das instituições no geral. Esta é uma preocupação constante do Proderj, por conta dos grandes desafios e das demandas crescentes para os gestores estaduais e suas equipes. Nosso objetivo é tornar o novo correio mais interativo, simples, amigável, ágil e, acima de tudo, mais seguro – ressaltou Paulo Coelho.

Em relação a hardware, a passagem de 32 para 64 bits foi uma das principais mudanças, assim como o uso de novos processadores até dez vezes mais rápidos que os seus antecessores, contribuindo para que a performance do Correio.RJ seja mais segura e rápida. A intenção é fazer com que o espaço de armazenamento também seja ampliado.

Segurança da informação

Segurança foi uma das principais preocupações do Proderj no desenvolvimento do novo e-mail do Estado. Para Sérgio Chiapetta, diretor de Infraestrutura Tecnológica do Proderj, o domínio rj.gov.br está muito em evidência devido aos grandes eventos que se aproximam e que terão o Rio de Janeiro como sede, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Por isso, a necessidade de cuidados especiais:

- O novo e-mail está muito mais seguro. Várias medidas estão sendo usadas para dificultar o roubo de informação dos usuários, como o uso de antivírus e anti-spam em suas últimas versões. Mesmo assim, é necessário tomar os cuidados básicos. Fazemos a nossa parte para minimizar ao máximo os possíveis riscos, mas a colaboração do usuário também é fundamental - destacou Chiapetta.

Claudio Cuqui, da empresa C3 Systems, parceira do Proderj no projeto, apresentou algumas novidades da ferramenta na última terça-feira (26/7), durante o Fórum de Assessores, evento organizado bimestralmente pela autarquia. Segundo Cuqui, haverá no novo e-mail uma lista com “Dicas de segurança para um bom uso do e-mail”, o que representa um cuidado com a segurança das informações dos usuários.

Algumas das recomendações que poderão ser encontradas nesta lista são, por exemplo: não usar este domínio de trabalho em computadores de terceiros e nem em lan-houses e para fins pessoais, não usar as senhas em sites que não sejam HTTPS, não fazer downloads de programas que talvez não sejam muito confiáveis, como sites para baixar músicas, e nem de arquivos compartilhados.

Completam a nova versão do e-mail diversas mudanças em seu layout que se tornou mais bonito e intuitivo. A estrutura antiga foi mantida, porém foram adicionadas algumas novas funcionalidades que prometem facilitar muito o dia a dia dos usuários. Dentre elas, destaca-se a possibilidade de criar um grupo de contatos, botões de busca mais evidentes, o envio para múltiplos destinatários com o uso de apenas um botão, entre outras. Todas elas também estão listadas para os novos usuários, no “pop up” que se apresenta ao acessar o webmail.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços