Estado sorteia moradores da primeira Vila da Melhor Idade

Sessenta idosos irão morar nos imóveis construídos em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio


Por meio de um sorteio, 60 idosos irão ocupar os imóveis da primeira Vila da Melhor Idade do Estado do Rio de Janeiro, localizado em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade. O empreendimento é resultado de um investimento de mais de R$ 2,5 milhões. A iniciativa da Secretaria de Habitação em parceria com a Loterj aconteceu nesta terça-feira (26/7).


De acordo com o secretário de Habitação, Leonardo Picciani, este acontecimento é o primeiro passo para garantir a segurança social da população idosa. Segundo ele, o maior desafio deste primeiro empreendimento foi encontrar um espaço dentro da área urbana com condições ideais para receber os idosos.


- Trabalhamos com seriedade para dar qualidade de vida para a população. No caso da Vila da Melhor Idade, queremos assegurar que os idosos que não contam com referencial de família passem a viver com qualidade de vida - revelou o secretário.


Para assegurar o direito à residência, os idosos devem ter acima de 60 anos de idade, não ter referência familiar e ter uma renda de até dois salários mínimos. Cada um dos 30 imóveis sorteados conta com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Conforme normas técnicas de segurança, as casas são adaptadas aos idosos, através da implantação de rampas de acesso, barras de apoio nos cômodos, pisos antiderrapantes, portas e janelas amplas e ventiladas.


- A Loterj está lisonjeada por integrar um projeto tão importante para o Governo do Estado com esta parceria com a Secretaria de Habitação. Estamos felizes por ajudar a tornar realidade os sonhos de tantos brasileiros com mais de 60 anos que não teriam condições de fazê-lo sozinhos - disse o presidente da Loterj, Sérgio Ricardo.


No local está instalado uma cozinha industrial com coifa para gordura, geladeira duplex, freezer e filtro d’água. Medindo 200 metros quadrados, o centro de conveniência dispõe de sala de TV com uma televisão de plasma e refeitório. Construído com rampas de acesso, o centro ainda dispõe de departamento administrativo, almoxarifado, área de serviço, varanda e banheiros masculino e feminino totalmente adaptados.


Uma das contempladas no sorteio, Dalva Rodi, de 62 anos, moradora de aluguel em Santa Cruz, contou que não vê a hora de se mudar para o novo lar.


- Por mim já saía daqui do sorteio direto para a minha casa. Gostaria de trazer o meu filho para cá, pois moro sozinha - comemorou a idosa.


Além das obras de construção dos imóveis, foram realizadas intervenções de infraestrutura nas vias locais do condomínio e na reforma do centro social da Fundação Leão XVIII. Outras duas Vilas da Melhor Idade estão sendo construídas em Volta Redonda e Conceição de Macabu. A previsão da Secretaria de Habitação é de que até 2014 pelo menos 30 empreendimentos como esse sejam entregues às pessoas da melhor idade.



  • Foto

Vila da  Melhor Idade


Projeto da Secretaria de Habitação 'Vila da melhor idade'

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços