Governo implanta observatório turístico do futuro



Acre é o primeiro Estado do Brasil a ter plataforma de planejamento e gestão turística
gur_3899.jpg
buraco_da_central.jpg
gur_6842.jpg
Ferramenta vai possibilitar investimentos em segmentos estratégicos para alavancar o turismo no Acre (Fotos: Diego Gurgel)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, visando potencializar as atividades de planejamento e gestão turística, acaba de implantar uma ferramenta importantíssima que ajudará a programar o posicionamento do Acre no mercado turístico nacional. A Rudder Invtur é uma ferramenta produzida pela Rudder Technologies, empresa especializada em amplificação dos destinos turísticos, com cases de sucesso espalhados por todo o mundo, como a África, por exemplo.

A partir de um gerenciamento interno, a Secretaria de Turismo vai ter um “termômetro” sobre os locais mais procurados e a sazonalidade de visitas ao Estado, e assim poder concentrar esforços nesses destinos, trazendo eficiência nas ações de investimento estrutural, de planejamento de marketing e planejamento e, num futuro próximo, ter a real estrutura do portal dos destinos do Estado do Acre.

Dessa forma, como num sistema de banco de dados, acontece um nivelamento de informações entre o Ministério do Turismo e o governo do Estado, os empresários do setor e os municípios que são os destinos indutores.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Acre que possui dois destinos indutores, Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Os municípios possuem um posicionamento competitivo nos quesitos de sustentabilidade e de políticas ambientais. O sistema em implantação se trata de um mecanismo de inclusão no qual é essencial que participem os gestores e a iniciativa privada, sob a coordenação do Estado com o braço da Secretaria de Turismo.

Segundo o diretor executivo da Rudder, Javier Alperte, essa ferramenta traz para o Estado inovação no setor, posicionamento no mercado nacional e eficácia nos objetivos, resultando num sucesso absoluto. “Com isso, com certeza o Acre está inovando utilizando uma ferramenta que torna a gestão do turismo um observatório do futuro, uma vez que é o primeiro Estado brasileiro a utilizar o sistema, tomando uma atitude de países que são cases de sucesso da Rudder, como a África, por exemplo”, reforçou Javier.

A secretária de turismo, Ilmara Lima, demostra muita confiança e certeza de que o estado sairá frente utilizando a inovação de novas tecnologias para o desenvolvimento do setor. “É nosso dever como Governo do Estado, utilizar de quaisquer ferramentas que ajudem a desenvolver o turismo e o Invtur colocará o Acre no patamar competitivo do restante do país colocando nossos valores naturais à mostra”.

O lançamento oficial do Invtur acontecerá nesta quinta-feira, 28, na Expoacre 2011, no estande da Setul às 20 horas, serão apresentadas todas as características do sistema.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços