Ceperj aplica no domingo provas para 1.104 engenheiros e arquitetos


Vencimentos para os cargos podem chegar a R$ 5.069,76


Os 1.104 engenheiros e arquitetos inscritos no concurso público do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura terão de demonstrar neste domingo (31/07) se poderão ser admitidos sob o regime estatutário pela autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Obras. Durante quatro horas e meia, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) aplicará as provas objetiva e discursiva para esses concorrentes que começam a brigar por 40 vagas nesses dois cargos, com vencimentos que podem chegar a R$ 5.069,76. São 361 engenheiros para 30 vagas, significando 12 candidatos por vaga, e 743 arquitetos para 10 vagas, ou seja, 74,3 para cada uma.


Os exames, de caráter eliminatório e classificatório, começarão pontualmente às 9h e terminarão às 13h30. Estarão sob a responsabilidade de 90 pessoas bem treinadas, entre coordenadores, executores, itinerantes e fiscais sob a coordenação geral do diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago. Ele lembra aos participantes que todos devem chegar com uma hora de antecedência, ou seja, às 8h, para evitarem atrasos no trânsito e correria no acesso às salas de avaliação. Os portões dos dois locais serão fechados pontualmente às 9h e não será permitida a entrada de retardatários, em qualquer hipótese. Os gabaritos preliminares serão divulgados na terça-feira (02/08) pelo site www.ceperj.rj.gov.br e serão publicados no Diário Oficial do Estado.


As provas serão aplicadas em dois locais, sendo o de maior concentração o Colégio Estadual Antônio Prado Júnior, na Rua Mariz e Barros, 273, Tijuca, Zona Norte do Rio. O diretor Marcus São Thiago orienta os candidatos para imprimirem o cartão de confirmação de inscrição (CCI) ainda disponível no portal da Fundação Ceperj, pois terá de ser apresentado com o documento oficial de identificação original, que deverá estar em perfeita condição, permitindo, com clareza, a identificação do candidato (retrato e assinatura). Além da data e horário, o CCI também indica a sala de exame. Os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta.


A prova objetiva (primeira etapa) terá 50 questões do tipo múltipla escolha distribuídas pelas disciplinas de Português (10), Legislação (10) e Conhecimentos Específicos (30). Cada questão de Português e Legislação valerá um ponto e as de Conhecimentos Específicos valerão 1,5 pontos cada uma, totalizando 65 pontos. Será considerado aprovado aquele que conseguir o mínimo de acertos no total da prova, ou seja, 25 pontos. Importante lembrar que para aprovação, o candidato deverá obter nota diferente de zero em todos os conteúdos da prova objetiva.


A prova discursiva, na segunda etapa, valerá 20 pontos e versará sobre um estudo de caso, onde o candidato deverá apresentar as soluções técnicas pertinentes à situação colocada. O texto deverá ter o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30. Será considerado aprovado aquele que obtiver o mínimo de 10 pontos. Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado, aquém ou além do limite estabelecido. Em caso de fuga do tema, de não haver texto ou de identificação em local indevido, o concorrente receberá nota zero.


- A prova discursiva avaliará o conhecimento do candidato, assim como sua capacidade de propor soluções técnicas, considerando os critérios de fundamentação teórica, coerência e coesão textual, objetividade, clareza e correção da linguagem - explicou Marcus São Thiago.


Estão proibidos durante a realização dos exames o porte e a utilização de aparelhos eletrônicos como celular, bip, walkman, gravador, agenda eletrônica, notebook, ou qualquer outro meio de comunicação ativa ou passiva, sob pena de exclusão do concurso público. Caso o candidato esteja com qualquer aparelho, deverá, obrigatoriamente, acondicioná-lo desligado em saco plástico fornecido pelos fiscais de sala. Se o telefone celular de um candidato tocar durante a prova, o fato será registrado em ata, para julgamento posterior, podendo acarretar sua eliminação.


Importante frisar que o candidato só poderá sair levando o caderno de questões quando faltar uma hora para o término da prova. Aquele que se retirar antes de cumprido esse prazo estará abrindo mão do direito de posse do seu caderno, não podendo copiar sua marcação de respostas, em qualquer hipótese.


O resultado preliminar das provas objetivas será divulgado em 17 de agosto e o das provas discursivas no dia 29. Além dessas duas etapas, os aprovados passarão ainda pela terceira etapa – avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter classificatório, cujos documentos deverão ser apresentados nos dias 5 e 6 de setembro.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços