Del Castilho recebe 42ª clínica do programa Saúde da Família

Cabral, o ex-presidente Lula e o prefeito Eduardo Paes participaram da inauguração


O governador Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inauguraram nesta quinta-feira (28/7) a 42ª clínica do Saúde da Família, na Praça Augusto Monteiro, em Del Castilho.

Com as novas instalações, o Rio de Janeiro passa da nona à terceira posição do país em número de equipes do programa, iniciativa da prefeitura com apoio do governo federal. A Clínica da Família Barbara Starfield, sétima da região do Méier, conta com seis equipes do Saúde da Família e duas de Saúde Bucal e vai beneficiar 24 mil moradores. Na unidade, serão realizados mais de duas mil consultas por mês, procedimentos ambulatoriais; exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-X, eletrocardiograma; curativos; vacinação; planejamento familiar; teste do pezinho; acompanhamento de pré-natal e distribuição de medicamentos.

Cabral elogiou a iniciativa e afirmou que a gestão participativa, com apoio dos governos federal e estadual, possibilitou a melhoria neste e em outros serviços de saúde.

– Até o fim de 2008, o Rio de Janeiro tinha a pior cobertura de saúde do país. Em 2009, o prefeito Eduardo Paes deus as mãos ao presidente e ao governador, começamos a mudar isso. Passamos da marca de 13,5% para 25% da população atendida. Esse é o Rio de Janeiro hoje, uma cidade que tem mais paz – disse o governador.

Outras 70 unidades, com o mesmo padrão de qualidade, serão inauguradas até 2012. Segundo o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, 1,6 milhão de cariocas já são atendidos pelo programa, número que representa 25% da população. A meta é que, até o fim do próximo ano, a cobertura de saúde atinja 35%. Na visão do prefeito, a clínica supera em qualidade muitas unidades de saúde particular.

– Estamos mudando a realidade do Rio de Janeiro. Quase 90% dos problemas de saúde da população se resolvem aqui. Nossa gestão vai acabar com a tradição de oferecer serviços de baixa qualidade à população mais pobre. Vamos fiscalizar o funcionamento para garantir que não falte equipe e a população tenha acesso a um atendimento digno – adiantou Eduardo Paes.

No local, funcionará também a 26ª Academia Carioca da Saúde, com dez equipamentos para fortalecer a capacidade muscular e aeróbia. Em funcionamento há dois anos, o projeto já reduziu em 46% o uso de medicamentos pelos cinco mil usuários, a maioria diabéticos e hipertensos.

O ex-presidente Lula, que recebeu uma maquete da clínica Barbara Starfield, disse que vai repassar o presente a Dilma Rousseff, para que a presidenta incentive outras cidades a reproduzir a experiência.

– Esta unidade é a mais bonita que já vi. Ela vai servir de exemplo para que outros prefeitos tratem os pobres com o respeito que a cidade e o estado do Rio dedicam à sua população – justificou.

Segundo a doméstica Isabel Cristina de Souza, 34 anos, a população será amplamente beneficiada com o novo posto.

- O hospital mais próximo não suporta a demanda. Muitas vezes, temos que recorrer à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Essa clínica vai facilitar muito a vida dos moradores da região. Pretendo usar vários serviços, principalmente os pediátricos, porque tenho dois filhos gêmeos de cinco anos – explicou.



  • Foto

Clínica da família


Clínica da família, Bárbara Starfield

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços