Assessoria da Juventude realiza conferências em todos os municípios do Estado

dsc09339.jpg
2011-07-15_09.44.43.jpg
2011-07-15_14.16.16.jpg
A Assessoria Especial da Juventude do Estado do Acre realiza até o dia 20 de agosto todas as conferências municipais de juventude (Fotos: Assessoria de Juventude)

A juventude brasileira vivenciou nos últimos anos uma série de conquistas. Mais que conquistas, os jovens agora fazem parte e tomam ações na construção de suas políticas públicas. Por isso, a Assessoria Especial da Juventude do Estado do Acre realiza até o dia 20 de agosto, todas as conferências municipais de juventude, reunindo os jovens acreanos e discutindo com eles a construção de um futuro de cidadania e reforço de direitos para todos.

O Acre é o Estado mais avançado na realização de suas conferências municipais, enquanto outros nem mesmo convocaram suas conferências. A Assessoria da Juventude já percorreu dez dos 22 municípios do Estado, tudo isso objetivando levantar propostas e delegados para a realização da Conferência Estadual de Juventude, nos dias 21 e 22 de setembro, em Rio Branco. A etapa estadual também será uma preparação para a nacional, que acontece de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.

Com o lema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação dos Direitos”, a 2ª Conferência Nacional de Juventude acontece num cenário repleto de novos desafios e será norteada pelos temas: Juventude – democracia, participação e desenvolvimento nacional; Plano Nacional de Juventude; e Articulação e Integração das Políticas Públicas da Juventude.

“Estamos construindo as políticas públicas da juventude com a participação da própria juventude”, conta o assessor especial da Juventude, Thiago Higino. As conferências que percorrem todos os municípios do Estado vão eleger 248 delegados para participarem da Conferência Estadual.

Ainda segundo Thiago Higino, todos os encontros municipais estão sendo bastante satisfatórios, tanto de forma quantitativa, como qualitativa. Os jovens tem demonstrado bastante interesse em participar da formação de suas políticas públicas e nenhuma das conferências apresentou menos de 120 participantes. A expectativa é que centenas de jovens participem da Conferência Estadual.

Para se ter uma ideia da preocupação do governo estadual e federal em envolver os jovens nos assuntos que mais lhe dizem respeito no ano de 2007, quando foi realizada a primeira Conferência Nacional de Juventude, foram realizadas apenas 800 conferências municipais e 600 conferências livres em todo o país. Este ano, só o Acre pretende realizar todas as conferências municipais e o dobro de conferências livres.

Outro fato inédito é que a Assessoria da Juventude tem garantido a efetiva participação da Comissão Organizadora Estadual e do Conselho Estadual de Juventude, através de seus conselheiros regionais. Tudo isso para criar um proveitoso diálogo na construção de políticas públicas, dentro da educação, cultura, lazer, esporte, educação e tantos outros assuntos importantes para os jovens.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade