Email
Divulgação/Sisema
Atualmente, a Força Tarefa Previncêndio trabalha com cinco helicópteros
Atualmente, a Força Tarefa Previncêndio trabalha com cinco helicópteros

BELO HORIZONTE - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), lança, na próxima quarta-feira (3), a Campanha de Combate a Incêndios Florestais 2011. O evento acontecerá a partir das 12 horas no térreo do prédio Minas, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

Até às 14h30 servidores e visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Enchentes, além de visitar as tendas da Força Tarefa Previncêndio e do Corpo de Bombeiros, onde serão realizadas exposições e demonstração do uso dos equipamentos de combate.

A programação incluirá a distribuição de cartilhas e folders com orientações para o uso correto do fogo; apresentação do spot da campanha deste ano e que passará a ser veiculada em veículos de comunicação; exibição de vídeos sobre queimadas além da exposição de veículos e aeronaves. Os brigadistas da Cidade Administrativa farão uma simulação de combate a incêndio, próximo à lagoa do prédio Minas.

Somente neste ano a Semad prevê um investimento de R$ 4,5 milhões em ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Estado, com recursos do Projeto Estruturador Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica, do Governo de Minas, que está sob coordenação do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O Instituto compõe o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Com os recursos previstos para serem aplicados neste ano, o Estado soma um investimento de R$ 29,5 milhões, aplicado desde 2005, na implementação de campanhas de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Conscientização

As atividades de prevenção aos incêndios florestais em Minas Gerais acontecem durante todo o ano, com visitas de conscientização junto às comunidades e proprietários rurais, que vivem no entorno das unidades de conservação estaduais. Este trabalho é uma das principais estratégias para reduzir as perdas provocadas pelo fogo. Por isso, comunidades e proprietários rurais recebem orientações sobre o uso correto do fogo e participam de campanhas educativas.

Entre os meses de junho e novembro, período crítico devido ao tempo seco e a falta de chuva, o trabalho de prevenção é intensificado com ações de vigilância, monitoramento e combate aos incêndios florestais.

Força Tarefa

A Força Tarefa Previncêndio foi criada em 2005 num esforço conjunto de diversos órgãos do Governo de Minas Gerais para aperfeiçoar o trabalho de combate a incêndios florestais no Estado. Primeira do gênero na América Latina, a Força Tarefa é coordenada pela Semad, em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Prefeitura de Curvelo e parceiros privados.

O município de Curvelo, na região Central do Estado, foi escolhido para abrigar a base principal da Força Tarefa por estar localizado no centro geográfico de Minas Gerais, permitindo que as equipes cheguem a qualquer local do Estado em até duas horas. Na base, que fica no aeroporto do município, está a sala de monitoramento com o sistema de vigilância de focos de calor via satélite e a central do telefone para informes de incêndios florestais, que funciona durante 24 horas.

Além da base de Curvelo, o Estado conta ainda com outras duas sub-bases: Januária, no Norte de Minas, e Viçosa, na Zona da Mata, que entrará em funcionamento até o final do mês. Durante o período de chuva, as bases são utilizadas como centro de treinamento para as equipes de brigadistas e de técnicos.

Atualmente, a Força Tarefa trabalha com cinco helicópteros de apoio das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e dois do IEF; nove aviões Air-Tractor para lançamento de água sobre o fogo; três aeronaves para monitoramento e uma para transporte de pessoal e equipamentos.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços