Bônus da rede municipal de SP irá considerar nível social

Secretaria cria índice que mede a qualidade e a melhora do ensino levando em conta as condições socioeconômicas da escola




A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo criou o Índice de Qualidade da Educação (Indique) que irá avaliar o ensino na rede e orientar as políticas públicas da pasta a partir de 2011. Diferentemente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que considera apenas o desempenho dos alunos na Prova Brasil e a evasão escolar, o indicador paulistano irá levar em conta as condições socioeconômicas dos estudantes, dando pesos diferentes para a melhora no desempenho de acordo com a realidade das escolas – unidades mais vulneráveis terão um reconhecimento maior. O indicador também servirá para definir uma bonificação extra paga a todos os professores e funcionários da rede.

O Indique será composto pela nota obtida pelos alunos na Prova São Paulo – avaliação de português e matemática aplicada a todos os anos pares – ponderada pelo nível em que a escola está e pela melhora dos alunos. O resultado obtido será multiplicado pelo “esforço” da unidade em melhorar. O fator “esforço” leva em conta o nível socioeconômico dos alunos, um valor determinado a partir de um questionário respondido por pais de alunos nos último três anos. Quanto mais alto o nível social de uma unidade, menor é o esforço que seus educadores têm de fazer para alcançar um bom desempenho e vice-versa.

“Precisamos reconhecer que há diferenças entre as escolas e estas diferenças têm origem no público com o qual elas trabalham. Não dá para dizer que duas escolas com o mesmo Ideb são iguais”, afirma Alexandre Schneider, secretário de Educação de São Paulo. Para Schneider, o Indique é um avanço em relação a outros indicadores brasileiros, pois pondera as diferenças socioeconômicas entre as escolas com precisão e não nivela as unidades por uma nota média.

Há diferenças entre as escolas e estas diferenças têm origem no público com o qual elas trabalham"

Resultado de um ano e meio de estudo de uma equipe coordenada por José Francisco Soares, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em educação básica, o indicador paulistano pretende identificar práticas bem sucedidas e apontar quais políticas públicas apoiam as escolas a partir de sua realidade. “É um indicador pedagógico e social”, define Soares.

Com o Indique, será possível verificar por que escolas de bairros pobres, com realidades semelhantes, têm desempenhos diferentes. As experiências e práticas que deram certo poderão ser compartilhadas. “É um indicador de reconhecimento, permite identificar as escolas onde alguma coisa boa está acontecendo”, aponta Soares, que é tido como um dos maiores especialistas em estatísticas e índices educacionais no Brasil.

Para evitar distorções nos dados, os alunos matriculados que não fizerem a Prova São Paulo irão levar nota zero na avaliação. Em outros índices, alunos ausentes não são considerados na avaliação o que pode estimular as escolas a excluir alunos com dificuldade da prova ou priorizar alunos com melhor desempenho. Além disso, a nota zero para quem faltar combate a evasão escolar.

Schneider destaca que a exigência de melhora no desempenho será a mesma para todas as escolas. “Embora a gente reconheça que escolas que trabalham com públicos distintos devem ter recursos diferenciados – financeiros, materiais e humanos –, nossa exigência é a mesma. Vamos colocar mais recursos para que todas possam dar educação de qualidade para todos”, afirma.

Carlos Eduardo Sanches, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e membro da Campanha Nacional pela Educação, vê como positivas as iniciativas das redes de adotarem ferramentas próprias de avaliação do ensino. “A ferramenta deve ter como finalidade principal a intervenção nos processos de aprendizagem, por meio de políticas públicas”, diz.

Bônus

O indicador também será usado como critério de distribuição da bonificação dos professores e funcionários das escolas municipais. Além do bônus fixo, de R$ 2.400 (condicionado à frequência), os 84 mil educadores de todas as escolas da rede receberão uma premiação variável, de acordo com a evolução da escola. As duas premiações estão sujeitas ao critério da assiduidade (faltas não justificadas são descontadas).

De acordo com a Secretaria, o orçamento do bônus fixo anual tem uma sobra de 15% referente às faltas – dinheiro que os servidores deixam de receber por não terem 100% de frequência. Esse montante, aproximadamente R$ 30 milhões, era devolvido à Secretaria da Fazenda e agora será distribuído para toda a rede como bônus referente ao Indique.

Diferentemente do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), indicador de qualidade do governo do Estado, o indicador da prefeitura não irá dar notas separadas às séries do ensino fundamental, a escola terá uma nota única. Desta forma, o bônus será pago para todos os funcionários e professores, sem distinção entre equipes. Na rede estadual, dentro de uma mesma escola, há diferença entre a bonificação dos docentes, que está condicionada ao desempenho dos alunos da etapa para a qual eles dão aula.

Neste mês, o programa de pagamento de bônus de Nova York, nos Estados Unidos, foi cancelado após um estudo indicar que a política não teve efeito no desempenho doas alunos. Escolas que participaram do programa não tiveram notas superiores às que ficaram fora.

A Secretaria afirma que não pretende divulgar os números do Indique por escola, assim como faz com os resultados da Prova São Paulo.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade