Cultura mais acessível no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana


Espaço receberá o Complexo Duplo, que prevê espetáculos e debates até 2012


O Teatro Glaucio Gill, equipamento administrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, localizado em Copacabana, reabre após reforma recebendo o projeto Complexo Duplo, até julho de 2012. O espaço, em obras desde o final de 2010, passou por intervenções de acessibilidade para atender a portadores de deficiência. A reforma incluiu rampa de acesso à bilheteria, duas rampas internas, sinalização tátil, a colocação de uma cadeira equipada com um mecanismo que permite passagem para o segundo pavimento, além de dois banheiros totalmente adaptados a deficientes, um para o público e outro para os atores, localizado no camarim. A obra, que custou R$ 220 mil, também contou com a reparação do telhado, a troca de caixas de água, a pintura das fachadas, a atualização da parte elétrica cênica, e a criação de um foyer no térreo, com uma bomboniere e mesinhas, que poderá ser usado para exposições, performances e instalações.


- A reforma e modernização do Teatro Glaucio Gill, um espaço tão especial e merecedor de toda a nossa atenção, é parte da política do Governo do Estado e da secretaria de recuperar, reestruturar e revitalizar os equipamentos culturais do Rio de Janeiro. E está sendo concluída num momento significativo, quando se inicia uma nova ocupação do teatro,a cargo do núcleo Complexo Duplo, que prevê, além de peças de teatro, espetáculos de dança, fóruns, debates e oficinas. Graças a essas melhorias, poderemos atender melhor à população e, consequentemente, mais pessoas vão querer frequentar esses equipamentos - destacou a secretária de Cultura, Adriana Rattes.


O projeto Complexo Duplo realiza apresentações de espetáculos teatrais e atividades sobre a prática artística e seus modos de produção até julho de 2012 na casa que fica ao lado da estação Arco Verde do Metrô. O núcleo teatral pretende aproximar o espectador da criação artística e ampliar as oportunidades de novos grupos durante a ocupação do espaço localizado na Zona Sul carioca. Idealizada pelo diretor e ator Felipe Vidal e pela tradutora e crítica teatral Daniele Avila, a proposta contará com a participação de artistas, técnicos e pesquisadores convidados.


- Nosso foco são os espetáculos e a reflexão teórica, mas também estamos pretendendo trazer para o Glaucio Gill apresentações de dança e de música. A reforma ficou muito bacana. Temos agora um foyer. Também queremos que as pessoas ocupem o teatro fora dos horários dos espetáculos - contou o diretor e ator Felipe Vidal.


PROGRAMAÇÃO ATÉ MEADOS DE SETEMBRO


Até 14/08 - SOLOS ACOMPANHADOS. Cia Teatro Íntimo. O elenco e o diretor da Companhia Teatro Íntimo apresentarão oito solos “work in progress”, com temas livres e privilegiando a concepção coletiva. O objetivo é aproximar o espectador do processo de criação de um espetáculo teatral, no caso, de um monólogo. As apresentações serão seguidas de debates mediados por integrantes da Companhia e com a participação efetiva do público.


Até 01/08 - ANTÍGONACREONTE. Cia Teatro do Pequeno Gesto. Direção: Antonio Guedes. Com Gustavo Ottoni, Mariana Oliveira e Vilma Melo. Adaptação de Antonio Guedes e Fátima Saadi da tragédia Antígona, de Sófocles.


27/07, às 20h (quarta) - A edição especial de Folhetim sobre Nelson Rodrigues será lançada como parte das comemorações dos 20 anos da companhia carioca Teatro do Pequeno Gesto.


28/07 até 26/08 - NINGUÉM FALOU QUE SERIA FÁCIL. Grupo Foguetes Maravilha. Texto de Felipe Rocha. Direção de Alex Cassal e Felipe Rocha. Com Felipe Rocha, Renato Linhares e Stella Rabello.


03/08 das 18h, às 22h - CROWDMEETING RIO. O encontro discute o crowdfunding, ou financiamento colaborativo, e outros modelos de crowdsourcing (que são todas as modalidades de colaboração coletiva: informações, ideias, materiais, custos). O evento será transmitido ao vivo pela Internet.


De 13/08 até 05/09 - A MORTE DO PATO – UMA FÁBULA URBANA. Texto e Direção Renato Carrera.Com Lucas Gouvea, Cris Larin e Cecilia Hoeltz. Durante um tiroteio, a rotina do solitário Rerói, da travesti Marta e da mocinha Sibila se transforma.


De 20/08 até 11/09 - ATO DE COMUNHÃO. Texto de Lautaro Vilo. Direção e atuação de Gilberto Gawronski.


24/08, às 20h - ENCONTRO_PENSAMENTO. Conversa com Renato Carrera e os criadores da peça “A morte do pato”. Curadoria: Humberto Giancristofaro e Dâmaris Grün – Revista Eletrônica Questão de Crítica. A proposta do evento é reunir os artistas que estão em cartaz no Gláucio Gill com os pesquisadores de teatro e de outras áreas afins para uma conversa com o público.


30/08, às 20h - Primeiro encontro do Fórum de Núcleos de Trabalho Continuado em Artes Cênicas. Este fórum busca estabelecer uma reflexão sobre as peculiaridades dos modos de produção de grupos, companhias e coletivos de artes cênicas na cidade do Rio de Janeiro. O evento ocorrerá uma vez por mês, em seis módulos, entre os meses de agosto de 2011 e janeiro de 2012. Para esses encontros será formada uma mesa-redonda com integrantes de grupos e companhias do Rio de Janeiro e alguns convidados especializados nos assuntos escolhidos como tema de cada módulo.

O Teatro Glaucio Gill fica na Praça Arcoverde s/n, em Copacabana. Mais informações: (21) 2332-7904.

  • Foto

Teatro Gláucio Gil passa por reforma estrutural instalando equipamentos para atores e público com necessidades especiais.


Reforma do Teatro Gláucio Gil em fase final

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade