Rio ganha Centro de Mídia e se proclama capital da Copa

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou também a vinda da sede do Comitê Organizador


Sob o slogan Rio, Capital da Copa, o Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio, em Botafogo, recebeu nesta sexta-feira a cúpula da Fifa para oficializar mais uma conquista do Rio de Janeiro dentro da programação da Copa do Mundo de 2014: o termo de compromisso para formalizar a instalação na cidade do Centro de Mídia foi assinado pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, o governador Sérgio Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e da CBF, Ricardo Teixeira.


Na oportunidade, Blatter também confirmou que a sede do Comitê Organizador da Copa ficará no Rio. O Centro de Mídia e o Comitê ficarão instalados no Riocentro, em Jacarepaguá. A cidade já abriga o escritório da instituição desde que o Brasil foi escolhido sede do próximo Mundial, em 2007, e será sede amanhã do sorteio das eliminatórias para o Mundial. Embora a entidade internacional ainda não tenha batido o martelo, o Rio será também o palco da final da Copa do Mundo, repetindo 1950, quando o país sediou a competição pela primeira vez, e, antes, da Copa das Confederações, em meados de 2013. Sem esquecer que a sede da CBF e do COL fica na Barra da Tijuca.


O prefeito Eduardo Paes ainda reivindicou com o presidente da Fifa para igualmente realizar no Rio o sorteio dos grupos da fase final do Mundial, em dezembro de 2013. Com tantas conquistas, a cidade justifica, na opinião de Paes, o direito de se considerar a capital da Copa.


- O Rio de Janeiro se esforçou desde o primeiro momento para ter o papel de protagonista na Copa do Mundo. Estamos comemorando aqui conquistas que não são triviais desejadas por outras cidades anfitriãs do Mundial. Por isso, nos autodeclaramos hoje a capital da Copa que se inicia efetivamente amanhã com o sorteio das eliminatórias - ressaltou o prefeito.


O governador elogiou o empenho do prefeito em cumprir todas as demandas do calendário de eventos programados para o Rio, como aconteceu nos recentes Jogos Mundiais Militares e na preparação da cidade para receber a Conferência Rio + 20, em 2012, que terá a presença de mais de 100 chefes de Estado e mais de 50 mil participantes, e os jogos das copas das Confederações e do Mundo.


- E todas essas importantes conquistas paralelas, em disputas salutares com cidades anfitriãs da Copa, como a sede do Centro de Mídia. O item mais importante a ser conquistado numa Copa do Mundo é de fato o teatro de operações da comunicação global - exaltou Cabral.


O Rio de Janeiro venceu a disputa com Brasília, São Paulo e Belo Horizonte em maio, quando foi escolhido para ser a sede do Centro de Mídia do Mundial. A qualidade da infraestrutura, a diversidade de acomodações e atividades disponíveis na cidade foram decisivas para a escolha. O espaço será um dos mais avançados do mundo e componente vital que estabelecerá a ligação entre a Copa e o resto do mundo. O Centro de Mídia terá 13 mil profissionais de 70 países que vão trabalhar num espaço de 40 mil metros quadrados.


O prefeito disse que o retorno dessas conquistas para a cidade é imensurável. Só para o sorteio de amanhã estão no Rio mais de 800 jornalistas de vários países. O evento, que terá 2,5 mil convidados e representantes de 166 seleções, será transmitido ao vivo para 150 países, com um audiência prevista de mais de 500 milhões de pessoas. Números que, segundo ele, serão ainda mais expressivos durante o Mundial, o que justifica para ele todo ao apoio logístico e financeiro dados pelo Poder público à Fifa para a realização de eventos paralelos como os sorteios das eliminatórias, compensado pela divulgação espontânea do país, em geral, e do Rio, em especial.


O presidente da Fifa disse que o Brasil é uma potência no mundo hoje em dia, não apenas no esporte. Por isso, acredita no pleno êxito da realização da Copa pela segunda vez no país, a sétima economia do mundo.


- Vocês terão a oportunidade de mostrar o país e suas riquezas culturais ao mundo. Esperamos ter uma Copa de grande futebol em 2014, cujo primeiro pontapé será amanhã com o sorteio das eliminatórias - afirmou Blatter.



  • Foto

Governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o presidente da Fifa Joseph Blatter na Cerimônia: Rio Capital da Copa

Rio Capital da Copa

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade