Cuidados simples melhoram a qualidade de vida no período de baixa umidade




Parte da população sofre os efeitos da baixa umidade do ar, principalmente nas épocas mais secas do ano. O que muitos não sabem é que algumas medidas caseiras podem minimizar o desconforto provocado e até mesmo as internações. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há um alerta para tempo seco mais acentuado para Minas Gerais e outros sete estados. A previsão é que a umidade relativa do ar possa ficar abaixo de 30%, nível considerado preocupante pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O coordenador estadual de Pneumologia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Edilson Corrêa de Moura, ressalta que nosso inverno é marcado pela baixa umidade do ar e isso pode afetar a todas as pessoas e, principalmente, aquelas com doenças respiratórias como asma, enfisema, sinusite e outras. “Doenças crônicas podem piorar com o clima desta época do ano. Além da questão da vacinação, hábitos saudáveis, ingestão de líquido e uma boa alimentação, podem ser o suficiente para evitar crises agudas nas pessoas com doenças pré-estabelecidas, além de afastar o risco para as pessoas que geralmente não sofrem com problemas do sistema respiratório”, explica.

Além disso, outros cuidados podem aliviar desconfortos, como: evitar ambientes fechados, redobrar os cuidados com a higiene básica, como lavar as mãos e não praticar atividade física no período em que têm mais poluentes no ar (de 10h às 16h). Outra dica é evitar banhos quentes, excesso de sabonete na pele (que tira a proteção natural) e sempre usar hidratante e protetor solar.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade