Cabral e Lula visitam Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu


Unidade, que recebeu o nome da mãe de Lula, já realizou mais de 2 mil cirurgias em 1 ano


Paraíba do Sul - Para celebrar o primeiro ano de funcionamento, o governador Sérgio Cabral e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitaram, nesta quinta-feira (28/7), o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul. Com o nome em homenagem à mãe de Lula, a unidade já realizou mais de 2.500 cirurgias ortopédicas, desde de junho do ano passado, tornando-se uma referência na área em todo o estado.

O investimento foi de R$ 22 milhões, sendo R$ 11 milhões só em equipamentos. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, poucos hospitais têm a infraestrutura do Dona Lindu.

- Este hospital é um centro de excelência. Para termos uma ideia, a partir de desse ano, no país inteiro, somos o segundo hospital do país a realizar cirurgias de alta complexidade, ficando atrás somente do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Temos aqui, no interior do estado, um hospital que atende não só a essa população, mas a pessoas de 92 municípios. Nós fazemos cirurgias que poucos hospitais privados têm condições de fazer. São próteses de última geração, por exemplo, que recebemos aqui. Fornecemos a esses pacientes o que há de melhor no mundo - comemorou o secretário.

Com 6.321 metros quadrados de área, o Hospital Dona Lindu já fez mais de 35.400 atendimentos, em seu primeiro ano de funcionamento. Com 72 leitos, sete deles destinados aos pacientes do Centro de Terapia Intensiva (CTI), a unidade também realiza exames com equipamentos de ponta e consultas. Após conhecer as instalações do hospital, o ex-presidente Lula ressaltou a qualidade da equipe de funcionários, formada por 82 médicos e mais colaboradores.

- Eu, sinceramente, há muito tempo não via um conjunto de funcionários e pacientes tão feliz. Tenho a consciência de que o Brasil pode fazer muitos hospitais como este aqui. O povo pobre, para ter acesso a tratamento de alta complexidade, precisa do Estado. Sabemos que ainda há muito por fazer, mas é importante que o povo brasileiro saiba a evolução da saúde aqui no Rio de Janeiro - disse o ex-presidente.

A inauguração do Hospital Dona Lindu, no ano passado, permitiu um redução da fila para atendimentos no Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) e permitiu um aumento de 500% da produtividade de cirurgias ortopédicas na rede estadual, se comparados os períodos de 2006 e 2010. Antes, eram realizadas cerca de 150 cirurgias por ano. Em 2011, estão sendo realizadas cerca de mil cirurgias por mês.

Atendimento a pacientes de outras regiões

Por ter se tornado uma referência no setor de ortopedia e traumatologia, o Hospital Dona Lindu atende pacientes de todos os municípios do estado. Um exemplo de sucesso aconteceu logo após a tragédia das chuvas, em janeiro, na Região Serrana.

Soterrada na casa onde estava com o filho, em Sumidouro, a dona de casa Clarinda Ramos, de 61 anos, deu entrada na unidade, no dia 17 de janeiro, com fraturas pelo corpo e indicação de amputação da perna esquerda. No dia seguinte, passou por uma cirurgia delicada de reconstrução da tíbia - segundo maior osso do corpo humano - e, graças à competência e esforço da equipe médica, não precisou ser amputada.

- Agradeço a Deus por ter sido encaminhada para este hospital. Os profissionais que aqui trabalham foram essenciais para a minha recuperação - conta Dona Clarinda.

A paciente recebeu alta hospitalar no dia 18 de março e continua fazendo o acompanhamento e tratamento na unidade.

Governador Sérgio Cabral na Visita ao Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul


Governador Sérgio Cabral visita Hospital Dona Lindu

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade