Inea já capacitou mais de 400 agentes de combate a incêndios florestais este ano


Treinamento também ensina técnicas de primeiros socorros e noções de ecologia


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já capacitou mais de 400 agentes de prevenção e combate aos incêndios florestais este ano para atuar nas unidades de conservação estaduais. O treinamento, ministrado por instrutores do Inea e por bombeiros especializados, ensina técnicas de primeiros socorros, de resgate e de combate e prevenção aos incêndios florestais, além de noções de ecologia e educação ambiental. O objetivo é reforçar o contingente preparado para atuar na preservação e atender às emergências ambientais nos parques estaduais.

- Embora tenha participação de militares de diferentes corporações, o treinamento de membros da sociedade civil é fundamental. Principalmente, no que diz respeito à prevenção, pois além de auxiliar nos casos de emergência essas pessoas tornam-se multiplicadores de informação no seu meio social. Também acabam fornecendo dados importantes aos bombeiros e voluntários em situações de incêndio - explica a presidente do Inea, Marilene Ramos.

Durante o primeiro semestre foram ministrados outros sete cursos. Em Teresópolis, foram treinados 25 agentes comunitários. Em Petrópolis, o curso aconteceu na Reserva Biológica de Araras, com a participação de guardas municipais locais e de Duque de Caxias, Paty do Alferes e Miguel Pereira. Participaram ainda militares da Força Aérea Brasileira, Policiais Militares, representantes da Cruz Vermelha Brasileira e da sociedade civil, num total de 28 formandos.

Para a preservação da área da Reserva Biológica de Guaratiba e entorno, foram capacitados 200 militares em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CETEx). A conservação da Área de Preservação Permanente (APA) Gericinó/Mendanha também teve participação de militares e da Guarda Municipal de Mesquita, totalizando 36 agentes.

Na área do Parque Estadual da Pedra Branca, o curso foi direcionado aos 36 funcionários e voluntários da sociedade civil que atuam no reflorestamento da maior unidade de conservação em área urbana do mundo. Em Mesquita, outra capacitação para a Guarda Municipal teve participação de 56 agentes, incluindo representantes das cidades vizinhas de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis e São João de Meriti, que foram capacitados para atuar na preservação do parque.

Próximos treinamentos

O processo para seleção de guarda-parques do Inea exige análise de títulos, mas a capacitação na prevenção e combate aos incêndios florestais tem peso importante na classificação. Portanto, o curso a também é voltado para quem deseja ingressar na carreira. Os próximos previstos serão ministrados nas cidades de Três Rios, Itaperuna, Valença, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Santa Maria Madalena, Bom Jesus do Itabapoana e para municípios das regiões dos Parques Estaduais dos Três Picos e da Serra da Tiririca e funcionários do Inea. Cada treinamento vai oferecer 30 vagas.

Podem participar pessoas de ambos os sexos, com idades entre 18 e 45 anos. Os inscritos recebem gratuitamente material didático, alimentação e certificado de conclusão. Os interessados devem ficar atentos às datas a serem divulgadas nos respectivos períodos de inscrição. Os candidatos devem apresentar cópia dos documentos de identidade e CPF, uma foto 3x4 e atestado médico certificando saúde física e mental.


Agentes de Combate aos Incêndios (9).JPG


Curso de agentes para combate aos incêndios florestais

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços