Um Clube de Mães que atende pais e jovens da Vila Torres


Um Clube de Mães que atende pais e jovens da Vila Torres. Curitiba, 08/08/2019. Foto: Lucilia Guimararães/SMCS
Um Clube de Mães que atende pais e jovens da Vila Torres. Curitiba, 08/08/2019. Foto: Lucilia Guimararães/SMCS
A fachada simples e discreta do Clube de Mães Vila das Torres esconde um gigantesco trabalho social. Por trás das paredes do imóvel localizado na Avenida Comendador Franco, 1.034, são desenvolvidas ações transformadoras na vida de muitos moradores da comunidade, especialmente os mais jovens: boxe, costura, ginástica, curso de barbearia, internet e outros serviços gratuitos disponíveis.
O imóvel pertence ao município e nesta gestão a Prefeitura de Curitiba renovou por meio de comodato o empréstimo do local para a instituição continuar desenvolvendo os projetos sociais.
O Clube de Mães atende diretamente 140 pessoas, e indiretamente o quanto for necessário. "Claro que temos uma limitação de espaço, mas qualquer pessoa da comunidade que vem aqui nós procuramos atender", fala Irenilda Arruda, fundadora e presidente do Clube de Mães Vila Torres.

Banner velho vira bolsa nova e menos lixo no mundo

Numa sala com máquinas de costuras, mulheres da comunidade transformam banners de propagandas que seriam descartados em sacolas, aventais e outros produtos. O projeto Eco Ação é gerenciado por Thiago Furlan e há mais de 10 anos ajuda a gerar renda para famílias da comunidade.
Por mês, Furlan estima que são reaproveitados cerca de 1.000 banners. A produção do Eco Ação é adquirida por redes de supermercados, colégios e instituições e ajuda pessoas como a Dona Cleuza de Freitas. "É mesmo uma mão na roda lá em casa", afirma.
Pessoas físicas também podem comprar a produção do Eco Ação diretamente na sede do Clube das Mães, que também aceita doações de banners. 

Aula de boxe com bicampeão brasileiro

Nos fundos do Clube, crianças e jovens treinam boxe de graça sob a supervisão do bicampeão brasileiro José Luis Rodrigues, o Snoopy Rodrigues.  Outras modalidades como muay thai também são atividades que acontecem por ali e já tem revelado talentos.
“Acredito muito na inclusão por meio do esporte e aqui, mais do que boxe, os jovens aprendem o valor humano, respeito, hierarquia e a enxergar o potencial para um futuro melhor”, diz Snoopy Rodrigues.
No mesmo espaço do boxe acontecem aulas de ginástica para mulheres da comunidade, todas as quartas e sextas-feiras à tarde.

Biblioteca e internet

Dentro do Clube a biblioteca é espaço de leitura e estudo. Irenilda prepara ali uma estrutura para começar um curso de conserto de notebook e de smartphone. “É um preparativo para o primeiro emprego dos jovens da comunidade”, diz a presidente do Clube de Mães.
Uma das conquistas que Irenilda comemora é a internet gratuita para cerca de mil pessoas da comunidade.
Quem quiser colaborar com doações ou compra de produtos pode procurar diretamente o Clube de Mães da Vila Torres, que fica na Avenida Comendador Franco, 1.034.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços