Brasileiro ganha “Tíquete Verde” da ONU para participar da Cúpula da Juventude para o Clima

por ONU Brasil
As Nações Unidas anunciaram nesta terça-feira (20) que 100 jovens campeões do clima de todo o mundo foram selecionados e receberão apoio para participar da Cúpula da Juventude para o Clima, em 21 de setembro na sede da ONU, em Nova Iorque. Os vencedores do “Tíquete Verde” se juntarão a mais de 500 jovens líderes do clima selecionados para participar do primeiro encontro do gênero promovido pela ONU.
A Cúpula estabelecerá uma plataforma de jovens líderes que mostrarão suas soluções num palco global e terão a chance de ter contato direto com tomadores de decisão sobre o assunto mais importante da nossa época. Jovens líderes apresentarão suas discussões na Cúpula de Ação do Clima no dia 23 de setembro.
Os vencedores receberão financiamento da viagem com compensação de carbono para participar do evento em Nova Iorque. Entre eles está o brasileiro João Henrique Alves Cerqueira.
Os jovens – de todos os países - foram selecionados dentre mais de 7 mil inscritos com idades entre 18 e 29 anos, de acordo com o comprometimento comprovado em tratar da crise do clima e avançar em soluções.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, parabenizou os vencedores e a todos os inscritos numa mensagem em vídeo. “Apelo para que jovens de todo o mundo acompanhem a Cúpula da Juventude online, para que sejam os condutores da ação global em seus próprios países”.
Os jovens que não puderem comparecer ao encontro são encorajados a participar da campanha “Meu Futuro Nosso Planeta”, compartilhando um vídeo no Twitter ou Instagram com a frase “Youth #ClimateAction Summit” e relatando as ações já adotadas para combater as mudanças climáticas, além de pedir que os líderes atuem agora.
Também é possível participar nas unidades de Associação das Nações Unidas; continuar a fazer escolhas que tenham menos efeitos danosos para o meio ambiente; acompanhar a campanha da ONU ActNow  e assistir a transmissão ao vivo da Cúpula da Juventude para o Clima no site da ONU Web TV.
A Cúpula terá uma programação de um dia inteiro reunindo jovens ativistas, inovadores, empreendedores e agentes de mudança comprometidos em combater a mudança climática em ritmo e escala necessários, como demonstrado pela ciência. Será um encontro orientado em ações, intergeracional e inclusivo, com representação equitativa de jovens líderes.
A Cúpula da Juventude para o Clima é um marco fundamental antes da Cúpula de Ação Global, convocada pelo secretário-geral para os líderes de governo, empresas e sociedade civil para impulsionar os esforços para combater as mudanças climática. Ela acontecerá apenas um dia depois da Greve Geral do Clima, marcada para 20 de setembro.
“Jovens estão liderando o caminho para a ação global”, afirmou a enviada do secretário-geral para a Juventude, Jayathma Wickramanayake. “A Cúpula da Juventude para o Clima será uma poderosa plataforma global para jovens líderes do clima de todo o mundo ocuparem um lugar legítimo e conduzir soluções climáticas positivas”, afirmou a jovem do Sri Lanka.
Com os impactos devastadores da crise climática sendo sentidos exatamente agora por todos os países, o secretário-geral da ONU está convocando líderes em Nova Iorque para provocar a transformação urgentemente necessária para alcançar os objetivos do Acordo de Paris e os Objetivos Globais. Ele tem pedido ações e planos concretos para neutralização de carbono até 2050.
O anúncio das inscrições para o “Tíquete Verde” aconteceu no início de julho em Abu Dhabi, onde o secretário-geral se reuniu com mais de 1.700 pessoas – incluindo jovens líderes e representantes de 160 países de todo o mundo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços