Aberta Chamada Global para representantes especiais do secretário-geral da ONU

por ONU Brasil
Chamada Global para representantes especiais do secretário-geral da ONU
Chamada Global para representantes especiais do secretário-geral da ONU
Está aberta a Chamada Global para nomeações de posições de representante especial do secretário-geral e vice representante especial do secretário-geral das Nações Unidas em Missões de Paz. As inscrições, abertas a Estados-membros, Organizações Não Governamentais (ONGs) e indivíduos, podem ser feitas até 30 de setembro.
A Chamada Global tem por objetivo aumentar a diversidade da seleção de candidatos em potencial para posições seniores de liderança em campo, incluindo paridade de gênero e diversidade geográfica. Ela é aberta a Estados Membros e ONGs regionais e internacionais, que podem indicar até quatro pessoas que preencham os requisitos de experiência, habilidades de liderança e motivação para servir em missões de campo. Indivíduos também podem se inscrever, desde que tenham os requisitos necessários. Somente aqueles aptos para postos específicos serão convidados a participar de um processo seletivo competitivo, quando as vagas surgirem.
O Departamento de Assuntos Políticos e de Paz é a principal estrutura de apoio para missões de paz e esforços diplomáticos preventivos, dando suporte aos enviados do secretário-geral envolvidos em negociações de paz ou crises diplomáticas, além de supervisionar missões políticas com mandatos de ajudar nações e regiões a resolver conflitos e tensões pacificamente. Destas missões, escritórios regionais cobrindo África Central e Ocidental e Ásia Central possuem mandatos explícitos de diplomacia preventiva e fortalecimento da capacidade de estados e atores regionais em gerenciar pacificamente as fontes de tensão.
Atualmente, há 14 Operações de Paz em todo o mundo, lideradas pelo Departamento de Operações de Paz. Estas missões ajudam países a percorrer o difícil caminho do conflito para a paz.
Alguns dos requisitos são pelo menos 20 anos de relevante experiência profissional, incluindo pelo menos cinco anos na área de conflito, pós-conflito, construção de paz, mediação e governança; alto grau de inteligência emocional e habilidades diplomáticas; excelente capacidade de comunicação; familiaridade com o Sistema das Nações Unidas, incluindo assuntos relativos a questões de paz, humanitárias e de desenvolvimento, além de conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As línguas do Secretariado da ONU são inglês e francês. Para esta Chamada, é necessário fluência em inglês. Conhecimento de outra língua oficial da ONU, em particular árabe, francês ou espanhol, é uma vantagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços