Conresol vai discutir licitação para tratamento e transporte de lixo

O Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol) promove no dia 21 de agosto uma nova audiência pública para discutir a minuta da reedição do edital do processo licitatório para implantação do sistema de transporte, transbordo e tratamento dos resíduos gerados pelos seus municípios.
A reunião será a partir das 19h no Salão de Atos do Parque Barigui, no Parque Barigui (Alameda Ecológica Burle Marx, s/n°). Os documentos – aviso e minuta do edital – estão disponíveis para consulta no site do Conresol ou pessoalmente na sede do consórcio (Avenida Manoel Ribas, 2.727, Bloco G – Mercês).
Comentários e sugestões referentes ao conteúdo da minuta do edital e anexos podem ser encaminhados para o endereço físico ou pelo e-mail consórcio@smma.curitiba.pr.gov.br durante todo o período da consulta.

Avanço

Uma das metas do projeto é atender o Plano Nacional de Resíduos Sólidos de reduzir o uso de aterros sanitários. Com a aplicação do novo sistema, a ideia é reduzir para 10%, ao longo da contratação, o uso de aterro sanitário. 
Entre as mudanças, estão a criação de estações de transbordo próximas dos maiores centros geradores de resíduos. Além da triagem mecanizada do que é levado pela coleta domiciliar, a fim de dar aproveitamento para materiais que seriam recicláveis e que podem gerar Combustível Derivado de Resíduos (CDR). A parcela orgânica ainda passaria por processos de compostagem e biodigestão para que apenas o rejeito vá para o aterro.

Conresol

O consórcio é formado por 23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Abrange uma área de mais de nove mil quilômetros quadrados, com três milhões habitantes.
Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Quatro Barras, Quitandinha, Piên, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços