Fligê homenageia Castro Alves em 2019

A quarta edição da Feira Literária de Mucugê será de 15 a 18 de Agosto
A edição de 2019 da Feira Literária de Mucugê – Fligê já tem data e escritor homenageado definidos. Nesse ano, a programação será de 15 a 18 de Agosto e dedicada ao baiano Castro Alves (1847-1871), “o maior poeta brasileiro, lírico e épico”, como considerava Afrânio Peixoto, o primeiro nome homenageado pela Fligê.
“Homenagear Castro Alves justifica-se por encontrar em sua obra, além do apelo de sua escrita de vida breve e longa existência literária, as diásporas dos navios negreiros da atualidade e as distopias a serem reveladas para que a literatura seja ainda mais necessária para interpretar a realidade social. Com Castro Alves, a literatura é ato de amorosidade e de denúncia social”, explica a professora Ester Figueiredo, responsável pela curadoria.
A partir das letras, a Fligê envolve ouras linguagens artísticas, como o cinema, a música, as artes plásticas e o teatro, em consonância com o tema central, a atualidade e as práticas e vivências sociais, imersas ou não no mundo da leitura.
Desde a primeira edição, em 2016, o objetivo da Fligê é promover atividades relacionadas ao conhecimento, a formação, a produção e a difusão do livro e da literatura brasileira, baiana e regional, proporcionando à população e a visitantes da Chapada Diamantina uma nova experiência literária, envolvendo as escolas públicas da cidade, mobilizando professores, diretores e alunos da rede de ensino.
A programação inclui conferências, rodas de conversa, lançamento de livros, oficinas, leituras performadas, contação de estórias e oferece espaços dedicados à música (shows e concertos), ao cinema (FligêCine), ao público infantil (Fligêzinha) e visita à vila de Igatu (Fligê&Tu), entre outras atividades.
A Fligê é um realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), em parceria com o Coletivo Lavra e com o apoio de recursos de emendas parlamentares do orçamento da União.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços