Campanha contra tráfico de pessoas tem evento de encerramento dia 21 em SP

por ONU Brasil
A campanha "Somos Livres: todos contra o tráfico de Pessoas, que visa promover a inclusão social de potenciais vítimas desse crime por meio do acesso ao mercado de trabalho, será encerrada durante evento em 21 de agosto no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo (SP).
A iniciativa, lançada por Ministério Público do Trabalho (MPT), ONU Brasil e parceiros, começou em julho com três oficinas de capacitação profissional para um público de 90 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo foi possibilitar a inclusão no mercado de trabalho, de forma protegida, de potenciais vítimas desse crime. As capacitações foram trabalhadas em três principais frentes: cabelo e beleza, moda e música e tecnologia.
Ao todo, a iniciativa conjunta teve debates, mostra de fotografias, organização de audiências públicas, além das oficinas de troca de experiências e fundamentos.

Coletiva de imprensa

Como parte da programação, em 19 de agosto ocorre, no Museu da Imigração, em São Paulo, coletiva de imprensa sobre o projeto, além do lançamento de vídeo manifesto gravado por Ivete Sangalo e de um vídeo com o resumo das oficinas.
No mesmo dia ocorrerá um bate-papo sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas, com representantes de MPT, ONU Brasil, Repórter Brasil, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Comissão Pastoral da Terra.
Entre os participantes da conversa, estarão Gustavo Accioly e Ronaldo Curado Fleury, do MPT; Frei Xavier, da Comissão Pastoral da Terra; Rosana Berenger, da UNICAMP; Érica Kaefer e Stephane Rostiaux, da ONU Brasil; e Leonardo Sakamoto, jornalista e conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão.

Instalação no MASP

De 19 a 22 de agosto, como parte da programação, será inaugurada uma instalação com exposição de fotos retratando situações de vulnerabilidade e empoderamento através do trabalho. A exposição pode ser visitada das 10h às 20h nos dias 19 e 21 e das 10h às 14h no dia 22 de agosto, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
A cabine traz visibilidade e luz para o projeto que alerta sobre a importância da conscientização e da luta contra o tráfico de pessoas, com imagens dos fotógrafos Pedro Villa, Duda Breda e Guilherme Licurgo. O espaço é uma oportunidade de conhecer mais sobre o assunto, além de se aprofundar no olhar dos fotógrafos para a causa.
Guilherme Licurgo fotografou mulheres reais expostas a situações de vulnerabilidade, todas elas com histórias de superação, em São Paulo, Brasília (DF), Alagoas e na Floresta Amazônica.
Duda Breda retratou transexuais inseridas nos seus locais de trabalho. E o fotógrafo Pedro Villa focou em mostrar refugiados e imigrantes, de várias nacionalidades. A exposição tem como intuito demonstrar o empoderamento dessas pessoas através do trabalho.

Evento de encerramento

Aberto ao público e convidados, o evento de encerramento traz a apresentação da peça “Trinta e Dois”, em 21 de agosto no Auditório do Ibirapuera. A obra traz monólogos interpretados pelos atores Cris Vianna, Dan Ferreira, Natallia Rodrigues e Yasmin Bispo, e é dirigida por Mariana Jaspe.
No encerramento, todos os alunos que participaram das oficinas vão receber um certificado de conclusão dos cursos e terão a oportunidade de ter um currículo em um site que será divulgado pelo Ministério Público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços