Escola Umuarama tem projeto na semifinal do Prêmio Arte na Escola Cidadã


Escola Umuarama tem projeto na semifinal do Prêmio Arte na Escola Cidadã. Na imagem, Professora Denise Ballao, responsável pelo projeto Curitiba 326 anos. Curitiba,12/08/2019.
Foto: Valdecir Galor/SMCS
Escola Umuarama tem projeto na semifinal do Prêmio Arte na Escola Cidadã. Na imagem, Professora Denise Ballao, responsável pelo projeto Curitiba 326 anos. Curitiba,12/08/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS
O projeto Curitiba 326 anos, desenvolvido na Escola Municipal Umuarama, no Capão Raso, para estimular o processo criativo dos estudantes a partir dos espaços culturais da cidade, rendeu outro importante resultado: Uma vaga para a professora Denise Ballao, na semifinal do 20º prêmio Arte na Escola Cidadã, desenvolvido pelo Instituto Arte na Escola (IAE).
Todos os anos milhares de professores de Arte brasileiros enviam projetos de experiências no ensino de Arte em escolas para este prêmio. O Prêmio Arte na Escola Cidadã valoriza projetos transformadores, postos em prática por professores de Arte de todo o Brasil. O objetivo é destacar trabalhos  que despertam novos olhares e inspiram alunos, cidadãos e comunidades.
“Estar na semifinal é maravilhoso, mas o prêmio mesmo nós já recebemos, veio com o resultado conquistado com o trabalho, com o envolvimento dos estudantes, as produções expostas e divulgas na escola”, conta a professora Denise.
Aplicado aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, o projeto Curitiba 326 anos abordou a arte regional entre os curitibinhas, com enfoque em diferentes espaços culturais de Curitiba. Denise explica que o processo passou pela análise dos estudantes sobre a cidade para depois criarem arte com diferentes materiais para a reprodução de pontos turísticos da cidade.

Curadoria coletiva

Foi uma oportunidade para organizar uma curadoria coletiva com os estudantes nas aulas de Arte e desenvolver imaginação, sensibilidade,  dedicação e conhecimento. A produção, que ficou exposta nos corredores da escola, apresentou um universo observado e recortado pelas crianças nas aulas de Arte, a partir de bases técnicas artísticas e o uso de cores, superfícies, tintas, pincéis.
O Prêmio Arte na Escola Cidadã é o maior reconhecimento nacional do trabalho docente em artes visuais, teatro, dança e música nas cinco etapas da educação básica (da creche à educação de jovens e adultos) de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Os finalistas serão conhecidos em 26 de agosto. Professores e escolas vencedores são premiados.

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