UNICEF e Samsung divulgam os 32 selecionados para maratona

Designers, programadores, estudantes do ensino médio e licenciaturas, professores e inventores de todas as regiões do Brasil se juntaram para o desafio Maratona UNICEF Samsung,iniciativa do UNICEF e da Samsung e realização da Softex
Brasília/São Paulo, 2 de julho de 2018 – O UNICEF e a Samsung divulgam, nesta segunda-feira (2), a lista das 32 equipes selecionadas para as próximas etapas da Maratona UNICEF Samsung. As equipes, escolhidas entre mais de 100 que se inscreveram de todas as regiões do País, vão desenvolver aplicativos para buscar soluções para melhorar a educação nas escolas públicas brasileiras. A iniciativa busca viabilizar projetos que possam ser utilizados em escolas de todo o Brasil.
Com mais duas etapas pela frente, as equipes selecionadas – compostas por um estudante de ensino médio e um professor, ambos da rede pública de ensino, e três estudantes de escola pública, técnica, instituto federal ou universidade pública ou privada – trabalharão em protótipos de aplicativos para as áreas de Ciências Humanas (História e Geografia), Matemática, Ciências da Natureza e Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa), para ser utilizados em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
“Parabenizamos todos e todas que se inscreveram na Maratona. Esta é uma iniciativa que visa não só promover o engajamento de estudantes em um tema que os impacta diretamente, a educação, mas também auxiliar na redução do número de crianças e adolescentes em atraso escolar, por meio das tecnologias criadas. O engajamento de alunos e professores é o trampolim para uma mudança verdadeira porque leva em conta a realidade da educação nos municípios e promove a participação”, diz Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
“A Maratona UNICEF Samsung entra em uma fase importante, na qual os grupos selecionados contarão com o apoio dos mentores para desenvolver aplicativos que demonstrem como a tecnologia pode transformar a dinâmica das salas de aula. Foram centenas de projetos inscritos e é gratificante ver o empenho dos alunos e professores na construção de soluções que promovem a inclusão digital de futuras gerações”, afirma Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
“Ficamos muito felizes pela oportunidade de participar desse projeto de desenvolvimento e crescimento na vida de jovens e professores de todo o Brasil. As equipes enviaram propostas riquíssimas com uma grande diversidade de temas e inovação na criação do desenvolvimento dos aplicativos. Muitas equipes que se inscreveram são formadas por pessoas de Estados diferentes, e equipes com projetos que envolvem IOT, machine learning e inteligência artificial. O objetivo principal do Brasil Mais TI é despertar as pessoas para a área de tecnologia, e a maratona está fazendo com que os jovens usem a tecnologia no seu aprendizado, além de poderem realmente transformar a educação na sala de aula.” diz Ana Beatriz Pires, gerente de projetos da Softex no Brasil.
Confira abaixo os nomes dos projetos que vão para a segunda etapa
Nome da equipeEstado
Alpha DinâmicoMG
APPLANTAMS
Bardos DigitaisPR
CircuitandoSP
CJCC_BASPBA
CorrupiãoPB
EDUCA+ RAMG
fgdgfdPE
Galacticus TeamCE
GeoMaticSP
GeoryAL
GeoTechMG
Hello WorldMS
INFalíveisMG
LABIRAS 2PI
LABIRAS 3PI
LABIRAS 5PI
LIGNEMMG
MapaEduPB
MarteAL
metaLIBRASMG
Movement.AçãoMG
Nexo TemporalCE
PortMatAL
PRISMAPR
Projeto EurekaCE
Relíquias do BrasilCE
The AurhoursMS
Tio CavernaCE
TRIPulaçãoBA
Universo dos estudosMG
Vingadores do Pão de QueijoMG
Para conhecer o nome dos selecionados, acesse http://maratona.brasilmaisti.com.br/finalistas
Sobre a Maratona UNICEF Samsung
A Maratona UNICEF Samsung é uma iniciativa do UNICEF e da Samsung, desenvolvida em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI.
Para a segunda fase da Maratona, que ocorre de 2 de julho a 28 de setembro, as equipes selecionadas vão desenvolver os aplicativos que propuseram no ato da inscrição. Elas também terão encontros virtuais com os especialistas e receberão mentorias pedagógicas e técnicas sobre os temas da aprendizagem e inovação, de 16 a 24 de agosto. Entre 27 de agosto e 28 de setembro, os protótipos de aplicativos serão testados nas escolas.
A terceira e última etapa do projeto ocorre entre 8 e 11 de outubro de 2018, na qual os participantes apresentam e entregam os aplicativos criados. Ao final da maratona, uma cerimônia será realizada para a entrega da certificação e da bolsa de benefício para cada participante das equipes selecionadas, em dia e local a ser definido.
Para acompanhar as próximas fases e conferir os aplicativos desenvolvidos pelos próprios estudantes, acesse: http://maratona.brasilmaisti.com.br/
Samsung oferece mais do que produtos para você ir além
A Samsung, líder mundial em tecnologia, oferece um portfólio de produtos para que as pessoas transponham seus limites e barreiras para alcançar seus sonhos e objetivos de vida. A empresa tem a inovação em seu DNA e investe constantemente em pesquisa em desenvolvimento para oferecer o que existe de mais avançado em tecnologia para seus usuários. As pessoas são o foco principal da marca e, por esse motivo, a Samsung oferece uma série de serviços, benefícios e experiências exclusivas para os clientes por meio dos programas de pós-venda Samsung Care e Samsung Club, além de eventos de música e esportes, com o Samsung Conecta, e apoia projetos sociais que incentivam aqueles que buscam um futuro melhor, por meio do Samsung Social.
Sobre a Samsung Electronics Co., Ltda.Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br.
Sobre a Softex 
Desde a sua criação em 1996, a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, coordena o “Sistema Softex”, que beneficia mais de 6 mil empresas em todo o território nacional por meio de uma rede formada por 23 agentes regionais distribuídos por 13 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua missão é ampliar a inovação e a competitividade do setor brasileiro de software e serviços de tecnologia da informação, promovendo o desenvolvimento do País.
Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus