Fundo de População da ONU apresenta campanha em congresso paulista de ginecologia e obstetrícia
O Fundo de População da Nações Unidas (UNFPA) apresentará no fim de agosto durante o 23º Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, em São Paulo (SP), a campanha “Ela Decide”, focada no empoderamento de jovens e mulheres.
Painel no congresso terá diálogos entre profissionais da saúde e jovens com o objetivo de ampliar o entendimento sobre desafios específicos no campo da saúde sexual e dos direitos reprodutivos.
O Fundo de População da Nações Unidas (UNFPA) apresentará no fim de agosto durante o 23º Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, em São Paulo (SP), a campanha “Ela Decide”, focada no empoderamento de jovens e mulheres.
A agência da ONU terá um painel especial durante o evento, realizado pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP). O congresso acontece no dia 24 e conta com a participação da youtuber Gabi Oliveira, do canal “De Pretas”, apoiadora oficial da campanha.
O painel terá diálogos entre profissionais da saúde e jovens com o objetivo de ampliar o entendimento sobre os desafios específicos no campo da saúde sexual e dos direitos reprodutivos. Além disso, o evento apresentará a Aliança por Direitos e pela Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil aos ginecologistas e obstetras do estado de São Paulo.
O painel reforça a importância do acesso a informações e a serviços de saúde sexual e reprodutiva para o empoderamento de jovens e mulheres na tomada de decisões sobre suas vidas. Todos os setores da sociedade, inclusive o setor privado, podem contribuir. Para a oficial de programa do UNFPA no Brasil, Anna Cunha, é fundamental garantir o acesso a informações e a serviços de saúde adequados à idade de adolescentes e jovens.
“A saúde sexual e reprodutiva é fundamental para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular os ODS 3, sobre saúde, e 5, sobre igualdade de gênero. Isso inclui avançar na prevenção, por exemplo, da gravidez não intencional na adolescência, que muitas vezes traz consequências para as trajetórias dessas adolescentes que se tornam grávidas ou mães em um momento que não desejavam, com frequentes impactos em termos de trabalho e estudo”, disse.
O Brasil tem a maior taxa de meninas com menos de 15 anos que têm filhos dentre os países do Cone Sul. Um em cada cinco bebês nasce de uma mãe com idade entre 10 e 19 anos.
Além da youtuber Gabi Oliveira, o painel contará com a presença de Rossana Pulcinelli, presidente da SOGESP, Carolina Ambrogini, ginecologista, obstetra e sexóloga especializada em adolescentes, e Carolina Salles, também ginecologista e obstetra da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto.
A atividade deve reunir 370 pessoas, entre jovens e profissionais, e acontece às 11h no Transamerica Expo Center. A entrada é restrita a jovens convidados e a ginecologistas e obstetras já inscritos no congresso.
Comentários
Postar um comentário