Recordista em Oscars de filme estrangeiro, Itália é o país homenageado de honra

O país com o maior número de estatuetas do Oscar na categoria de filme em língua estrangeira, a Itália é o país homenageado de honra do 46º Festival de Cinema de Gramado. “A história do nosso cinema começa já na época dos irmãos Lumière. O nascimento de Cinecittà abre uma nova fase de produção. Graças ao cinema neorrealista do pós-guerra, ao cinema de autor de meados da década de 1950, até o final da década de 1970, e à “commediaall’italiana”, o cinema italiano atinge uma posição de grande prestígio nacional e internacional”, explica o embaixador italiano no Brasil, Antonio Bernardini, que lidera a comitiva do país em Gramado.
A cinematografia que legou ao mundo nomes como Vittorio De Sica, Roberto Rossellini, Michelangelo Antonioni, Federico Fellini, Pier Paolo Pasolini, Bernardo Bertolucci, Roberto Benigni e Paolo Sorrentino aproveita a oportunidade para apresentar sua produção contemporânea na Mostra Itália.
Serão dois filmes projetados no Teatro Elisabeth Rosenfeld, nas tardes da quinta e da sexta-feira (23 e 24 de agosto), ambos com entrada franca. O primeiro será “Hotel Gagarin”, de Simone Spada. Na trama, cinco italianos sem dinheiro em busca de sucesso são convencidos por um que se diz produtor a gravar um filme na Armênia. Uma vez chegados ao Hotel Gagarin, isolado na floresta, explode uma guerra e o produtor foge com o dinheiro. Uma situação desagradável que se revela, todavia, numa ocasião para recuperar a leveza e a felicidade perdidas.
Na sexta-feira, 24, a Mostra Itália apresenta “Made in Italy”, de Luciano Ligabu, cujo protagonista, Riko, é um homem com grandes virtudes, mas com pouca sorte, encalhado em um trabalho que não lhe permite manter a família e em luta contínua contra uma sociedade que não o representa. “Numa Itália onde a precariedade profissional e sentimental tornou-se normalidade, Luciano Ligabue, famosíssimo músico italiano, nos conta uma história de grande humanidade, onde os sentimentos das pessoas ecoam mais forte que tudo”, apresenta a sinopse da produção. Todas as sessões da Mostra Itália terão legendas descritivas, libras e audiodescrição.
Placa no Palácio dos Festivais eternizará homenagem
Uma placa que será descerrada na tarde de sábado (17h), vai eternizar a homenagem do Festival de Cinema de Gramado ao país. Mas a participação da Itália no festival começa mesmo nessa sexta-feira, quando o embaixador Antonio Bernardini dará as boas-vindas ao público durante a cerimônia de abertura do evento, que ocorre nessa sexta-feira, às 16h, na Rua Coberta. “É uma ocasião imperdível para promover o cinema italiano no mais importante festival de cinema do Brasil e um dos mais importantes do cenário internacional”, celebra o diplomata.
A participação, espera Bernardini, deverá servir não apenas para aproximar o público brasileiro do cinema italiano, “mas também para estimular a colaboração entre os mercados dos audiovisuais dos dois países”.
Por isso, representantes da indústria audiovisual do país estarão participando do Gramado Film Market nos dias 21 e 22 de agosto (terça e quarta-feira). Um painel dará apresentado pelo diretor internacional da Associação Italiana de Indústrias do Audiovisual e Muktimídias dará um panorama do vigor do segmento no país. O executivo também vai comandar os o encontros de negócios, em busca de projetos com potencial para coprodução.
Mas nem só de trabalho viverá a comitiva italiana em Gramado. Um carnaval veneziano foi organizado para a noite dessa sexta-feira, baile de máscaras onde os convidados brindarão o início oficial do evento mais tradicional de cinema do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus