Municípios do Maranhão, Pará e Amazonas discutem direitos de crianças e adolescentes

Água, saneamento, nutrição, a participação de adolescentes e plataforma digital do Selo UNICEF são alguns dos assuntos abordados durante o 2º ciclo de capacitação
Belém/Manaus/São Luís, 31 de julho de 2018 – O UNICEF, em parceria com o Instituto Peabiru e os Governos do Maranhão, Pará e Amazonas, promove o 2º Encontro de Capacitação, entre os dias 1 e 2 de agosto, em São Luís (MA) e Manaus (AM), e 2 e 3 em Belém (PA). São mais de 160 municípios confirmados para esta primeira semana, participando com representantes da prefeitura e adolescentes. Desde 2017, as cidades realizam várias atividades voltadas para promoção, garantia e realização dos direitos de crianças e adolescentes.
A formação é direcionada ao(à) articulador(a) municipal do Selo, ao(à) mobilizador(a) de adolescente do Selo UNICEF e ao(à) adolescente componente do Juva/Nuca. Entre os assuntos abordados, estão “água e saneamento – produzindo impactos reais e positivos na vida de crianças e adolescentes”, nutrição, mobilização dos adolescentes, ações voltadas para imunização e promoção de vacinação e a Plataforma Crescendo Juntos.
A promoção do protagonismo dos adolescentes será o grande destaque nesta próxima capacitação, em que meninos e meninas vão poder conhecer as propostas metodológicas especificas para eles, fazendo sugestões sobre como o trabalho pode ser conduzido com o público juvenil nos municípios.
Etapas cumpridas – As atividades do Selo UNICEF se iniciaram com o 1º Encontro de Capacitação, realizado entre os meses de novembro de 2017 e abril de 2018. Após a preparação, os municípios assumiram o desafio de promover o 1º Fórum Comunitário, momento de escuta qualificada da população em que, junto com o diagnóstico da situação da infância e adolescência, o município prepara o Plano de Ação.
Ainda como parte das atividades do Selo, os municípios devem criar a Comissão Intersetorial, encarregada de liderar todas as ações, em diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA), articulado com o mobilizador de adolescente e criar o Núcleo de Cidadania do Adolescente. Esse Núcleo visa engajar adolescentes do município para discussão de seus direitos e apoiar, entre outros, a mobilização da Campanha Fora da Escola Não Pode!, ação que deve ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em articulação com Assistência Social e Saúde.
Veja abaixo as datas das capacitações.
PoloData
Belém/PA2 e 3/8
Manaus/AM
1 e 2/8
São Luís/MA1 e 2 /8
Palmas/TO7 e 8/8
Boa Vista/RR8 e 9/8
São Luís/MA (2° turma)8 e 9/8
Araguaína/TO9 e 10/8
São Luís/MA (3° turma)14 e 15/8
Cuiabá/MT14 e 15/8
Santarém/PA21 e 22/8
Marabá/PA21 e 22/8
Porto Velho/RO21 e 22/8
Rio Branco/AC28 e 29/8
Macapá/AP30 e 31/8
Selo UNICEF – O projeto Selo UNICEF é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em conjunto com os nove Governos Estaduais da Amazônia e o Instituto Peabiru, e por meio de parceria estratégica com Cemar, Celtins, Energisa, Neve, Amil e RGE. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas. O Selo UNICEF também é realizado no Semiárido brasileiro. Saiba mais em www.selounicef.org.br
Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente