Secretário-geral da ONU indica Michelle Bachelet como alta-comissária de direitos humanos

Guterres nomeou Bachelet após amplas consultas com presidentes de grupos regionais de Estados-membros da ONU. O nome de Bachelet será agora analisado pelos 193 países-membros da Assembleia Geral

Michele Bachelet, Presidente of Chile speaks during Special Session of the Human Rights Council. 29 March 2017.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, indicou na quarta-feira (8) a ex-presidente chilena Michelle Bachelet para ocupar o cargo de chefe do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
Guterres nomeou Bachelet após amplas consultas com presidentes de grupos regionais de Estados-membros da ONU. O nome de Bachelet será agora analisado pelos 193 países-membros da Assembleia Geral.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, indicou na quarta-feira (8/8) a ex-presidente chilena Michelle Bachelet para ocupar o cargo de chefe do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
Guterres nomeou Bachelet após amplas consultas com presidentes de grupos regionais de Estados-membros da ONU. O nome de Bachelet será agora analisado pelos 193 países-membros da Assembleia Geral.
Bachelet acaba de encerrar seu segundo mandato de quatro anos como presidente do Chile, já tendo ocupado o posto entre 2006 e 2010. Ela foi a primeira mulher a ser eleita para a presidência do país. Depois de seu primeiro mandato, foi a Nova Iorque para ocupar o cargo de diretora-executiva da ONU Mulheres.
Ela também exerceu outros importantes cargos governamentais ao longo de sua carreira política, como ministra da Defesa e ministra da Saúde do Chile.
O alto-comissário é o principal posto das Nações Unidas para os direitos humanos no Sistema ONU, e tem como objetivo fortalecer mecanismos de direitos humanos; impulsionar a equidade; combater a discriminação em todas as suas formas; fortalecer a responsabilização e o Estado de Direito; ampliar o espaço democrático e proteger os mais vulneráveis de todas as formas de violações de direitos humanos.
O posto é atualmente ocupado por Zeid Ra’ad al-Hussein, que encerra seu mandato no fim deste mês. Ele serviu um único mandato, desde 2014.
Com sede em Genebra, na Suíça, o ACNUDH tem um mandato que prevê promover e proteger o exercício universal e total dos direitos humanos no mundo todo, como estabelecido pela Carta da ONU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança