PNUD e Repsol assinam acordo global para promover desenvolvimento sustentável

A empresa espanhola de energia Repsol e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram acordo de cooperação global que facilitará o avanço do desenvolvimento sustentável em mais de 20 países onde ambas as organizações atuam. Esse é o primeiro acordo global entre o PNUD e uma empresa da área de petróleo e gás.
O acordo estimulará a cooperação no âmbito do desenvolvimento comunitário e da proteção dos direitos humanos por meio de iniciativas que promovam o progresso econômico e social local assim como o respeito ao meio ambiente. A parceria fortalecerá comunidades locais em seus esforços para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Produção de petróleo na Nigéria. Foto: Panos/J
A empresa espanhola de energia Repsol e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram acordo de cooperação global que facilitará o avanço do desenvolvimento sustentável em mais de 20 países onde ambas as organizações atuam. Esse é o primeiro acordo global entre o PNUD e uma empresa da área de petróleo e gás.
O acordo estimulará a cooperação no âmbito do desenvolvimento comunitário e da proteção dos direitos humanos por meio de iniciativas que promovam o progresso econômico e social local assim como o respeito ao meio ambiente. A parceria fortalecerá comunidades locais em seus esforços para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Estamos comprometidos com o apoio aos países empenhados no uso sustentável dos recursos naturais, para transformar a riqueza deles em desenvolvimento sustentável”, afirmou o diretor do Centro Internacional de Istambul para o Setor Privado em Desenvolvimento Sustentável, do PNUD, Marcos Neto.
“Isso envolve trabalhar de perto com empresas para alinhar os investimentos delas aos ODS. Essa parceria global com a Repsol é uma oportunidade estimulante para fazer isso em escala”, acrescentou.
“A Repsol considera o desenvolvimento sustentável um dos objetivos globais da empresa, e o acordo de cooperação com o PNUD demonstra nossos elevados padrões,” declarou o diretor de sustentabilidade da Repsol, Fernando Ruiz.
“Com essa importante parceria com as Nações Unidas, damos um passo adiante em nosso compromisso com as comunidades locais e o meio ambiente nos países onde estamos presentes”, completou.
A parceria entre a Repsol e o PNUD tem duração inicial de dois anos e foco em quatro áreas de trabalho: intercâmbio de informação e análise para identificar potenciais projetos de cooperação; envolvimento de atores da comunidade em diálogo participativo para definir prioridades no desenvolvimento local; apoio a projetos concretos que garantam o desenvolvimento sustentável; e compartilhamento de conhecimento e experiências sobre como as indústrias extrativas podem apoiar o cumprimento dos ODS.
Esta não é a primeira vez que Repsol e PNUD atuam em parceria. As duas organizações já desenvolveram projetos em conjunto, como um programa de acesso a água em La Guajira e uma iniciativa de desenvolvimento comunitário em Cartagena (ambas na Colômbia) e uma ação de apoio a comunidades locais na Líbia.
Com a assinatura do acordo, a base para a cooperação entre as duas organizações se tornará global. Atualmente, as operações internacionais da Repsol e do PNUD têm os seguintes países em comum: Argélia, Aruba, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Gabão, Guiana, Indonésia, Iraque, Líbia, Malásia, México, Marrocos, Peru, Trinidad e Tobago, Venezuela e Vietnã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus