Público da Expointer prova e aprova sorvete de erva-mate


O sorvete de erva-mate é distribuído no Pavilhão Internacional
O sorvete de erva-mate é distribuído no Pavilhão Internacional - Foto: Luis Francisco Silva/Palácio Piratini
Muitas são as receitas que aguçam o paladar dos visitantes da 37ª Expointer. Mas um ingrediente bem conhecido dos gaúchos ganhou uma finalidade diferente e vem surpreendendo o público: a erva-mate. Além de presente no preparo da bebida mais tradicional do gaúcho, a erva-mate também se transformou em sorvete artesanal italiano. O produto é divulgado e distribuído para degustação no Pavilhão Internacional.
A iniciativa foi possível graças a um projeto coordenado por representantes dos sorveteiros de Longarone e do consulado italiano no Brasil, e é uma das atividades que a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, por meio da Câmara Setorial da Erva-mate e Fundomate, está coordenando durante o evento. Longarone é um município da província italiana de Belluno mundialmente conhecido pela qualidade de seus sorvetes.
Os visitantes da 37ª Expointer estão sendo os primeiros a degustar o sorvete, que vem conquistando aprovação. No sábado, primeiro dia de Expointer, o sabor foi o primeiro a terminar em meio a vários outros mais tradicionais que também estão sendo distribuídos.
Fábio Cunha, empresário, ficou sabendo da novidade e aprovou o sorvete. "Pedi pelo sabor de chimarrão por curiosidade, mas é realmente delicioso. Compraria este produto com certeza". Wagner da Silva, técnico em eletroeletrônica, admitiu não gostar de chimarrão, mas se agradou do sabor como sorvete. "Parece muito com chimarrão, mas é ainda melhor. No verão, isso iria bombar."
De acordo com o secretário executivo do Fundomate e engenheiro agrônomo da Emater, Valdir Pedro Zonin, "esta é uma oportunidade ímpar para expandir e melhorar o preço da erva-mate para o produtor rural". O sorvete italiano de erva-mate será distribuído para degustação até a próxima sexta-feira (05), quando ocorre o seu lançamento oficial, às 18h30, na Casa da Gastronomia. No sábado (06), às 10h, será realizada a inscrição dos futuros investidores. Segundo Zonin, há mais de vinte investidores gaúchos interessados. Se o número se confirmar, será possível realizar o primeiro curso para que o produto possa, futuramente, ser produzido e comercializado no Brasil.
Texto: Lisiane Machado/Especial Expointer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços