Palestra apresenta construções sustentáveis


A arquiteta Andressa Málaga apresentará projetos sustentáveis feitos pelo americano Michael Reynolds, com quem trabalha no exterior



Os interessados nas áreas de arquitetura sustentável e meio ambiente estão convidados para a palestra “Construções sustentáveis: desenvolvimento de projetos a partir da utilização de materiais recicláveis”. A atividade é gratuita e acontecerá na próxima quinta-feira (4), às 19h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na rodovia Celso Garcia Cid, Km 380.

A palestrante Andressa Málaga Barreto trabalha com um dos nomes mais lembrados na arquitetura sustentável, Michael Reynolds. O arquiteto americano possui vários projetos envolvendo construções autossustentáveis. Além de uma organização chamada Earthship, que cria e dá apoio a construções desse tipo em diversos países.

Essas construções são feitas com materiais recicláveis, como garrafas pet, latas de alumínio e pneus e aproveitam desde a água da chuva até a energia produzida pelos ventos. Andressa irá mostrar projetos que foram feitos até o momento e os aspectos técnicos de uma construção sustentável, além de mostrar a importância desse tipo de projeto para o meio ambiente.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), Roberta Silveira Queiroz, o boom imobiliário que Londrina vive pede que se discuta melhor os atuais projetos de construções, para diminuir ao máximo os impactos ambientais. “A ideia é a de plantar a semente da sustentabilidade na consciência das pessoas, principalmente no que diz respeito a esse conceito, o das construções sustentáveis.”

Preservação do meio ambiente

Os londrinenses podem contar com diversos projetos feitos pelo Consemma, com apoio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) para preservação do meio ambiente. De acordo com Roberta, são projetos como: os pontos de entrega voluntária de resíduos sólidos, que tem o apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), recuperação de dez pontos de nascentes de rios, o Viveiro Municipal que subsidia o replantio de árvores em áreas defasadas e a intervenção nos debates e projetos a respeito da questão do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e de expansão do perímetro urbano em áreas de preservação ambiental.

“O prefeito Alexandre Kireeff tem se reunido com o Consemma e sempre tentamos encontrar um equilíbrio entre desenvolvimento econômico, com a manutenção da qualidade de vida das pessoas”, destacou a presidente do Conselho.

A palestra é organizada pelo Consemma e tem o apoio do Recicla UEL, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Filadélfia (Unifil) e da Ordem dos Advogados do Brasil em Londrina (OAB), além da Prefeitura de Londrina. As inscrições devem ser feitas com o preenchimento de um formulário no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/1peOUeWIGzt78XNYXhsSrtxtqIUDH5Mu7YzPHUxDGwi8/viewform?c=0&w=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade