Professora investe em atividades lúdicas no ensino de matemática


Iniciativa selecionada pelo Ministério da Educação fará parte de reportagem transmitida no dia 11 de setembro, às 7h30 e às 18h30, e reprisada no dia 12 de setembro às 5h30


A fim de ensinar as crianças do primeiro ano da Escola Municipal Armando Rosário Castelo sobre gráficos matemáticos, um conteúdo normalmente visto como difícil para os alunos, a professora Josiane Simião de Souza Campos inovou. Ela investiu em atividades lúdicas, ensinando o conteúdo através de jogos de boliche e gráfico de sabores.

O projeto chamado “O Trabalho com Gráficos no Contexto Escolar” foi desenvolvido durante um mês no ano passado, com 16 alunos, do Distrito de Paiquerê. Este ano, a professora está investindo em atividades do mesmo perfil com os alunos do 1° ao 4° ano, da Escola Municipal Padre Anchieta, que fica na rua Domingos Cantagali, 75, no Patrimônio Heimtal.

“Este trabalho é bem simples e usa tudo que aprendemos nos cursos de formação continuada da Secretaria de Educação. Através das brincadeiras e das atividades que envolvem coisas do dia-a-dia das crianças é possível ensinar os alunos. Eles assimilam o conteúdo e aprendem brincando. Eu sempre estou trabalhando dessa forma, porque quanto mais atividades você faz, mais ideias surgem e novas brincadeiras também. Acredito que as crianças gostam desse jeito e aprendem de maneira fácil conteúdos como gráficos matemáticos, por exemplo, que são um pouco difícil para eles”, explicou Josiane.

Esta iniciativa foi selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) e fará parte de uma reportagem sobre educação, que será transmitida pela série televisiva “Sua Escola, Nossa Escola – Iniciação Matemática”, do Canal da TV Escola. Para aqueles que desejam conhecer a iniciativa e tirar novas ideias para ensinar, o programa com a reportagem será transmitido no dia 11 de setembro, às 7h30 e às 18h30, e reprisado no dia 12 de setembro, às 5h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade