LÍRICO NA CIDADE homenageia compositores operísticos dos séculos XIX e XX



Nomes como Giuseppe Verdi, Carlos Gomes e Pietro Mascagni integram a programação
Evento: Série Lírico na Cidade
Local: Fundação de Educação Artística – Rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários –
Belo Horizonte
Data: 3 de setembro de 2014
Horário: 20h
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400
I

Com um programa voltado ao canto operístico, o Coral Lírico de Minas Gerais volta ao palco da Fundação de Educação Artística para mais uma apresentação da série Lírico na Cidade. No repertório, obras de compositores que fazem parte da literatura da ópera nos séculos XIX e XX. São eles os europeus Benjamin Britten, Pietro Mascagni, Giuseppe Verdi, Michel Tippett e o brasileiro Carlos Gomes. “A ópera é a mola propulsora desta temporada do Coral Lírico de Minas Gerais e é uma ótima oportunidade para evidenciar a diversidade de repertório que o grupo se propõe a fazer”, ressalta o regente do Coral Lírico de Minas Gerais, Lincoln Andrade.

A canção Rejoice in the Lamb, do inglês Benjamin Britten, dá início à apresentação do CLMG. A peça é uma cantata em oito movimentos para coro SATB – soprano, contralto, tenor, baixo – e órgão, composta por Britten em 1943. A obra foi inspirada no poema Jubilate Agno, de Christopher Smart, e fala sobre diferentes formas de adoração. “Os versos foram escritos enquanto Smart estava em um sanatório e retratam louvor e adoração a Deus por todos os seres e as coisas criadas, cada um à sua maneira”, aponta o maestro Lincoln Andrade. O poema, escrito enquanto Smart estava em um sanatório, descreve o louvor e adoração a Deus por todos os seres e as coisas criadas, cada um à sua maneira. Entre eles, os animais que dividiram o quarto com Smart no sanatório, as pedras, o vento e a natureza.

Em um segundo momento, o Coral Lírico interpreta trechos de óperas de grandes compositores europeus e brasileiro. O italiano Giuseppe Verdi vem representado com trecho da ópera Rigolleto, para coro masculino. Seguido pela composição Cavalleria Rusticana, do também italiano Pietro Mascagni, para coro feminino. O bloco termina com duas interpretações de obras do compositor brasileiro Carlos Gomes: Aspra, crudel terribile, terceiro ato de O Guarani e a composição iam Traditi si Amo perduti, ato IV de O Escravo.

Hino à Liberdade e luta contra o preconceito – Voltando às origens da música coral, o programa traz uma obra contemporânea que destaca a liberdade dos povos. A Child of Our Time é uma peça do compositor britânico Michael Tippett. O episódio, conhecido como a Noite dos Cristais – ocorrido na Segunda Guerra Mundial em que soldados nazistas perseguiram violentamente trabalhadores judeus, inspirou o compositor a escrever o oratório. “Essa peça de Tippett também contextualiza as experiências dos povos oprimidos e traz uma mensagem de compreensão e reconciliação”, destaca o maestro.

Tippet, que era judeu e homossexual, teve o cuidado de trabalhar o preconceito e a opressão de diversas formas em sua composição.  A peça interpretada pelo Coral Lírico, Five Negro Spirituals, inclui na composição da música coral a música folclórica cantada pelos escravos norte-americanos, os Spirituals, ao estabelecer um coro misto e quatro solistas a capella. Segundo Lincoln Andrade, a inspiração do compositor remete, principalmente, à fé a à liberdade daquele povo.

Outra curiosidade da composição é que Tippet deixou uma recomendação na partitura para que os Spirituals sejam interpretados por cantores integrantes de um grupo social minoritário. Para atender ao pedido, o Coral Lírico escalou os cantores Nabila Dandara (soprano), Enancy Gomes (alto), Carlos Átila (tenor) e Robson Lopes (baixo), todos negros, para interpretar os solos.

Coral Lírico de Minas Gerais – Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e que interpreta um repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Dentro das estratégias de difusão do canto lírico, o Coral Lírico desenvolve diversos projetos que incluem Concertos no Parque, Lírico na Cidade, Concertos Didáticos e participação nas temporadas de óperas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade, além de vivenciar o contato com os artistas.
Seu atual regente titular é o maestro Lincoln Andrade.

Lincoln Andrade – Lincoln Andrade possui doutorado em Regência pela Universityof Kansas (EUA), mestrado em Regência Coral pela University of Wyoming (EUA), onde também foi professor assistente e ministrou aulas de canto coral e regência coral. Premiado nos Estados Unidos e na Europa, foi diretor musical do grupo ‘Invoquei o Vocal’; maestro titular do Madrigal de Brasília e do Coral Brasília. Ainda na capital federal, foi professor e diretor da Escola de Música de Brasília. Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal e Turquia. Também é professor de regência e coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).



  
PROGRAMA

Regência Lincoln Andrade


BENJAMIN BRITTEN
·         Rejoice in the Lamb, opus 30
Poema de Christopher Smart
o   Rejoice in God, o ye Tongues;
o   For I will Consider My cat Jeoffrey;
o   For the Mouse is a Creature of Great Personal Valour;
o   For the Flowers are Great Blessings;
o   For I am under the Same Accusation with my Saviour;
o   For H is a Spirit and Therefore He is God;
o   For the Instruments are by their Rhimes;
o   Hallelujah from the Heart of God.

GIUSEPPE VERDI
·         Trechos da ópera Rigolleto

PIETRO MASCAGNI
·         Trechos da ópera Cavaleria Rusticana

CARLOS GOMES
·         Siam Traditi si Amo perduti, da ópera Lo Schiavo
·         Aspra crudel, terribile, da ópera Il Guarani

MICHEL TIPPETT
·         Five Negro Spirituals, do oratório A Child of Our Time
o   Steal Away
o   Nobody Knows
o   Go Down, Moses
o   By and By
o   Deep River

Órgão: Wagner Sander e Lara Tanaka
Piano: Wagner Sander

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços