Cineclube da Udesc exibirá gratuitamente curtas de Zeca Pires em setembro na Capital

Na terça-feira, 2, às 17h, o Cineclube Presença, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), dará início a uma série de exibições de curtas do diretor catarinense Zeca Pires no Estúdio Multimídia do Centro de Educação a Distância (Cead), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, com entrada gratuita. As primeiras obras serão "Manhã" e "Ilha" e, na sequência, haverá um debate com participação do cineasta.
Ao longo de setembro, serão exibidos outros três curtas de Pires, sempre às terças-feiras, a partir das 17h. Confira a programação.
Sinopses

O curta "Manhã", dirigido por Zeca Pires e Norberto Depizzolatti em 1989, tem o roteiro de Tabajara Ruas e é baseado no poema "Morte do Leiteiro", do escritor Carlos Drumond de Andrade.

Filmado nas cidades catarinenses de Anitápolis e Rancho Queimado, narra o cotidiano de um leiteiro cujas tarefas são violenta e equivocadamente interrompidas. No elenco, estão três ícones da cultura catarinense: Isnard Azevedo, Ademir Rosa e Waldir Brazil.

Já "Ilha", de 2001, também com roteiro de Tabajara Ruas e direção de Pires, conta a história de Mariana, uma advogada bem sucedida da Ilha de Santa Catarina, que, depois de 25 anos sem ver o pai, recebe uma carta.

A caminho do reencontro, rememora importantes momentos da sua vida. No hospital onde se encontra, o pai faz um último pedido à filha. Ela poderá atendê-lo após tantos anos de abandono?

Sobre o diretor

Filho do poeta e educador Aníbal Nunes Pires, o diretor realizou vários documentários e curtas-metragens de ficção, sempre retratando aspectos da cultura de Santa Catarina, em especial dos habitantes da Ilha de Florianópolis.

Foi um dos criadores da Cinemateca Catarinense e do Fundo de Cinema da Capital, além do curso de Cinema e Vídeo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Em 2011, lançou o longa "A Antropóloga", filmado na Costa da Lagoa, em Florianópolis.

Sobre o projeto da Udesc

O Cineclube Presença iniciou suas atividades em 2012 e hoje faz parte do projeto Ciclo de Eventos e Publicações, que está ligado ao programa de extensão Formação Arte e Inclusão, do Centro de Educação a Distância (Cead) e do Centro de Artes (Ceart), da Udesc.

O projeto busca ampliar o repertório crítico e estético dos alunos de graduação, debater aspectos estéticos do cinema e possibilitar um encontro da comunidade com a universidade. Da mesma forma, espera propiciar um ambiente para discussões relacionadas à cultura, à sociedade e à educação.

Serviço:

O QUÊ: Exibição dos filmes "Manhã" e "Ilha", de Zeca Pires.
QUANDO: Terça-feira, 2, às 17h.
ONDE: Estúdio Multimídia da Udesc Cead, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços