Encontro na Udesc Lages incentiva ampliação de áreas naturais protegidas na Serra

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu nesta quinta-feira, 28, o seminário "Estratégias para a ampliação de áreas naturais protegidas no planalto catarinense". O objetivo do evento foi discutir o papel das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e trocar informações que possam contribuir com a conservação da biodiversidade do Estado.
O evento, que tem a Udesc Lages como apoiadora, contou com a presença de proprietários de terra da Serra Catarinense. A iniciativa é do Projeto Charão, conduzido por duas instituições: a Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Para o consultor ambiental do Instituto Chico Mendes, Luciano Souza, o encontro é fundamental para divulgar a importância da ampliação do número de áreas protegidas, tornar a sociedade parceira e incentivar a geração de empregos. "Isso é possível por meio de atividades desenvolvidas dentro das RPPNs, como ecoturismo, educação ambiental  e pesquisa científica", explica Souza.
Sobre as RPPNs
Prevista na Lei Federal nº 9.985/2000, a iniciativa para criação da RPPN é ato voluntário do proprietário e não acarreta perda do direito de propriedade. O título de RPPN dado a uma área particular é de caráter perpétuo e tem como principal característica a  conservação da diversidade biológica.
É o proprietário quem delimita o tamanho da área que deseja transformar em reserva. A consciência ambiental é, de acordo com o consultor, a maior motivação dos donos de terras: "80% deles criam as RPPNs por desejarem preservar e conservar a natureza".
Segundo dados do Instituto Chico Mendes, Santa Catarina tem, hoje, 60 reservas naturais desta categoria, que somam quase 29 mil hectares de área. Mais informações sobre a criação de uma RPPN podem ser obtidas no site do instituto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade