Moradores de Telêmaco Borba têm novo prazo para interligar esgoto
De acordo com a gestora socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, essa é mais uma oportunidade de regularização para as pessoas que ainda não fizeram a interligação ou não providenciaram as adequações necessárias.
Entre as irregularidades mais frequentes encontradas durante as últimas vistorias estão a falta de caixa de gordura e a interligação da água da chuva na rede de esgoto, situações que podem provocar entupimento da rede e o retorno do esgoto para dentro do imóvel ou nas vias públicas. O uso incorreto da rede também compromete a eficiência do tratamento.
Os moradores que ainda estiverem com suas instalações irregulares serão orientados pelos agentes sobre como fazer a interligação correta e receberão prazo de 30 dias para se adequarem. “Expirado o prazo, eles passarão por nova vistoria e os casos em que as irregularidades persistirem serão repassados à Vigilância Sanitária e ao Ministério Público”, afirma Crislaine.
SE LIGUE NA REDE – A vistoria dos imóveis do município faz parte do programa de despoluição ambiental 'Se Ligue na Rede', desenvolvido pela Sanepar em todo o Paraná e que orienta a população a dar o destino correto para o esgoto. As vistorias estão baseadas na legislação, que determina a obrigatoriedade da ligação quando a rede coletora é implantada. A vistoria consiste na aplicação de corante nos vasos sanitários, pias, tanques e saída de máquinas de lavar roupa e louça para verificar se a ligação está correta. Quando existe fossa séptica, é examinado seu correto aterramento.
O trabalho está sendo realizado por agentes socioambientais a serviço da Sanepar, que podem ser identificados pelo crachá, uso de colete azul e veículos com a inscrição “a serviço da Sanepar”. Os moradores que quiserem confirmar o nome do agente que está autorizado a fazer a visita podem ligar para o telefone (42) 3904-1022 ou (42) 3220-2471.
O gerente regional da Sanepar, Juarez Wollz, reforça que a empresa busca o funcionamento adequado do sistema e a preservação do meio ambiente. “O acesso ao sistema de esgotamento sanitário contribui para a preservação ambiental e garante mais qualidade de vida para a população. As ligações executadas de forma correta evitam aborrecimentos para os proprietários dos imóveis, eliminam riscos ambientais e impedem transtornos futuros para a comunidade”, ressalta o gerente.
Comentários
Postar um comentário