Figueiró exalta potencial do turismo no Mato Grosso do Sul e pede mais investimentos

a Redação
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) exaltou o potencial turístico de Mato Grosso do Sul e defendeu mais atenção, recursos e apoio do governo federal para incrementar o turismo na região, com a formatação de política de desenvolvimento que considere o modelo estrutural de seu estado, baseada em sensibilidade ecológica e manejo autossustentável, a exemplo do programa Amazônia Cultural. Ele destacou especialmente o Pantanal sul-matogrossense, região pode atrair ainda mais turistas.
- E eu, aqui desta tribuna, rogo para que a senhora ministra [da Cultura, Marta Suplicy] apoie iniciativa tão importante para ampliar as possibilidades culturais e de atrativos turísticos em nosso país – disse, em discurso nesta sexta-feira (18).
Além da valorização do bioma típico da região, que por si só já atrai inúmeros visitantes, pela beleza de áreas preservadas e pela presença de animais silvestres, Figueiró frisou a “imensa diversidade cultural dessa região riquíssima”. Como exemplo, ele citou projetos encabeçados por municípios da região sul do Pantanal, que incentivam a cultura pantaneira e assim desenvolver a economia criativa na busca de uma identidade territorial, com bens, mercadorias e serviços elaborados a partir das referências da cultura pantaneira e que contribuem para a movimentação socioeconômica da região.
- Há infinitas possibilidades do Pantanal, que poderão ser diferenciadas de acordo com a época do ano. O calendário de festas, o ecoturismo, o roteiro gastronômico e outras belezas mais – explicou.
Ele citou a Festa do Divino, que ocorre em junho e julho na cidade de Coxim, evento reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); o Banho de São João, que ocorre anualmente em 23 de junho em Corumbá e, por ser tradicional, está em processo de reconhecimento pelo Iphan; o Encontro Regional da Viola de Cocho, também em junho (a viola de cocho, lembrou o senador, é um bem reconhecido como patrimônio imaterial); a Folia de Reis, em Bodoquena; a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário, e a Festa de Nossa Senhora de Caacupe, em Porto Murtinho, entre outros.
O senador informou que o turismo ocupa o terceiro maior potencial de renda de Mato Grosso do Sul. Numa economia que cresce a taxas de 6% ao ano, cujo PIB divide-se em 65% no setor de serviços, 17% na indústria e 16% na agropecuária, a atividade turística - que se capilariza entre estes ramos de atividade de maneira ajustada - tem ganhado espaço à medida que estes segmentos econômicos crescem e se fortalecem. Toda a base de novos negócios que ocorrem no estado tem fomentado a indústria turística, informou, e políticas para fortalecer o setor do turismo de forma criativa ajudariam ainda mais, avaliou.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços