Casildo sugere crédito para estimular uso de lâmpadas econômicas por prefeituras

Da Redação e Da Rádio Senado
O Brasil precisa ter mais eficiência energética, afirmou nesta quarta-feira (2) o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC). Para isso ele defendeu a criação, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de linhas de crédito para pequenas empresas e prefeituras financiarem a troca das lâmpadas incandescentes por outras mais econômicas.
O senador lembrou que uma portaria interministerial de 2010 determina o fim do uso das lâmpadas incandescentes em todo o país até junho 2016 e que elas já estão sendo substituídas por lâmpadas que consomem menos energia, como as florescentes e as LED.
Só que, observou Casildo Maldaner, as lâmpadas LED são caras, pois a maior parte delas é importada. Por isso, pediu estímulo ao uso dessas lâmpadas nas ruas, praças públicas, jardins e túneis. Isso garantiria às prefeituras uma redução de 70% a 80% no consumo de energia, informou o senador.
- Fundamental encararmos isso e o BNDES colocar também em suas linhas [de crédito] essa tese. Logicamente, há o incentivo na geração de energia, que o próprio banco financia: PCHS [pequenas centrais hidrelétricas], na geração de energia das elétricas, eólicas, energia solar. Então, nós temos uma variedade na geração de energia. Agora, nós temos que cuidar também em como economizar no consumo.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços