Região das Hortênsias faz avaliação da Votação de Prioridades

A região das Hortênsias realizou nesta quinta-feira (25), em Canela, reunião do Fórum Regional da Participação Popular e Cidadã. O encontro avaliou o processo de Votação de Prioridades, realizado no dia 10 de agosto e desenvolvido pelo Governo do Estado em substituição à Consulta Popular.

O número da votação, que atingiu 14% do total de eleitores do Estado, classificado como "espetacular" pelo governador Tarso Genro, também foi festejado pelos coordenadores regionais. Na região das Hortênsias, que abrange sete municípios, foram registrados 21.273 votos. Deste total, 8.616 foram confirmados pela internet e 12.657, nas urnas.

O município de Picada Café, foi um o município que tiveram o maior percentual de votação eletrônica, com 47%. Na sequência, vem as cidades de André da Rocha (Campos de Cima da Serra), com 40,78%, e Ipê (Campos de Cima da Serra), com 25,77%.

Segundo Simone Manfredini Bender, presidente do Corede Hortênsias e vice -presidente do Fórum dos Coredes, as discussões foram muito qualificadas. "Aqui na região, os Conselhos Municipais de Desenvolvimento, Comudes, tem uma preocupação com o desenvolvimento da região de forma integrada. Nós, enquanto Coredes, assim como o Governo do Estado, estamos trabalhando em sintonia" explica Simone.

Sugestões
A apresentação apenas do título eleitoral, sem a obrigatoriedade do RG, para participar da votação, foi uma das solicitações registradas para o processo do próximo ano. Sobre as prioridades da região, a qualificação médica para o atendimento hospitalar foi a mais citada.

De acordo com o diretor do Departamento de Participação Cidadã, Davi Schmidt, que acompanhou a reunião, "o encontro foi pautado por um debate qualificado e representativo, que deve ser reproduzido nas demais regiões". Ele explica que os encontros de avaliação nas regiões dependerão agora da capacidade de organização e iniciativa nos municípios. A reunião, organizada no Núcleo Universitário da UCS, contou com a presença de autoridades locais, coordenadores regional e macrorregional e representantes dos Conselhos.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços