Edital de apoio ao turismo de negócios e eventos é lançado

Iniciativa vai selecionar projetos e investir até US$ 320 mil para fortalecer o setor em MG

Da Redação

Belo Horizonte - O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, participou, nesta quinta-feira (25), do lançamento do segundo Edital de Fundo de Apoio a Projetos de Turismo de Negócios e Eventos em Belo Horizonte. O edital, que vai disponibilizar até US$ 320 mil para fortalecimento do setor, foi lançado em uma parceria entre o Governo de Minas, por meio das Secretarias de Turismo de Desenvolvimento Econômico, o Sistema Fiemg, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Sebrae em Minas Gerais e a Belotur.

De acordo com o secretário Agostinho Patrus Filho, o lançamento do edital é imprescindível para a concretização de novas ideias e projetos inovadores que, aliados às ações já em execução pelo Governo do Estado, Prefeitura de Belo Horizonte, iniciativa privada, entidades de classe e trabalhadores do setor, irão agregar valor à capital mineira como destino internacional de eventos. "Esperamos que capital mineira seja um pólo internacional de turismo de negócios, podendo concorrer a eventos que hoje ainda não acontecem aqui", ressaltou.

Expominas

Em seu pronunciamento, Patrus Filho destacou também a ampliação do Expominas como uma ação estratégica do Governo do Estado para a captação de eventos de grande impacto econômico em Minas Gerais. "Sabemos da urgência da construção de um novo centro de convenções na capital mineira para atender à demanda já existente. Estamos certos de que esta demanda será crescente a partir da Copa do Mundo FIFA 2014. Devemos estar atentos para atrairmos eventos que possam propiciar a geração de renda e emprego para nossa população. Este será o verdadeiro legado de avanço social", destacou.

Fundo de Apoio

O Fundo de Apoio ao Turismo de Negócios é um recurso não-reembolsável disponibilizado pelo BID, a partir do Programa de Aumento da Competitividade Territorial de Belo Horizonte, a todos os setores que compõem a cadeia do Turismo de Negócios e Eventos da capital. O Fundo de Apoio visa subsidiar a criação, fortalecimento e captação de eventos e promover Belo Horizonte como destino competitivo de eventos. Somando-se ao primeiro edital, realizado no ano de 2009, o Programa destinará U$$ 544 mil para incremento do setor.

De acordo com Luciana Botafogo, especialista setorial do BID, o lançamento deste edital irá atender aos anseios das entidades e de suas empresas associadas. "Estamos disponibilizando este aporte de recursos a ser aplicados em bons projetos. Se as empresas não fazem bons negócios, o desenvolvimento econômico não se realiza na ponta. Queremos que este edital esteja disponível a um maior número de pessoas", declarou.

Podem participar do Edital, empresas e entidades do setor de turismo e dos setores econômicos estratégicos do Estado. As propostas, para projetos com execução entre 01 de novembro e 31 de março de 2012, poderão ser entregues ou enviadas até o dia 05 de outubro ao Programa de Turismo de Negócios e Eventos de BH - 2º Edital de Fundos, situado à Rua Álvares Maciel, 59, 10º andar, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, CEP: 30.150-250. Os projetos escolhidos serão anunciados em outubro, após análise da comissão julgadora. Para ter acesso ao Edital, o interessado poderá solicitar a partir do dia 26/08/2011, através do e-mail: turismodenegociosbh@turismodenegociosbh.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade