Governador Geraldo Alckmin lança Jardim Metropolitano

Jardim ficará na entrada da capital, para quem chega ou sai da rod. Ayrton Senna, às margens do Rio Tietê

O governador Geraldo Alckmin lançou neste sábado, 27, a licitação para implantação do projeto do "Jardim Metropolitano", na área do PET (Parque Ecológico do Tietê). O projeto paisagístico é de Ruy Ohtake e integra o Projeto Parque Várzeas do Tietê encabeçado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), que também administra o PET.

"Publicaremos o edital já na próxima semana, teremos 60 dias para o processo licitatório e começaremos em seguida uma grande obra, que é o Jardim Metropolitano", afirmou o governador.

O Jardim Metropolitano está desenhado para uma área de 350 mil m² na entrada da capital, para quem chega ou sai da rodovia Ayrton Senna, às margens do Rio Tietê. O objetivo do jardim é destacar a beleza natural da região e promover o desenvolvimento ambiental sustentável, recuperando espaços degradados pelo crescimento urbano desordenado. Prevê o plantio de 1.000 árvores e 217.526 mudas de espécies da flora da Mata Atlântica, incluindo árvores conhecidas como macaúba, chuva de outro, angico branco, paineira-rosa, mulungu, além de arbustos como araribá-rosa, rabo-de-macaco, moréia, pingo de ouro, e lírio de várias cores, entre outras plantas.

"Nós teremos 15 quilômetros de jardim, com 50 metros de largura em cada margem da pista da Ayrton Senna. Serão 350 mil m², recompondo a flora da região, da Mata Atlântica, típica das várzeas do Tietê.", destacou Alckmin.

Por meio de uma parceria da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, o DAEE ficará responsável pelo financiamento e execução da obra, já que toda a área compreende o Parque Várzeas do Tietê.

O investimento será de R$ 16,7 milhões e tem como principal objetivo a sustentabilidade, conservação e preservação ambiental desta área, ao mesmo tempo em que vai auxiliar a recuperar e preservar a várzea natural do rio Tietê.

Serviço

O funcionamento do Parque Ecológico do Tietê é das 8h às 17h. O núcleo fica a 19 quilômetros do centro de São Paulo e está localizado na Avenida Doutor Assis Ribeiro, altura do número 3.000, no bairro Cangaíba, na zona leste da Capital.

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente