23ª horta é inaugurada no Virmond Carnascialli

Horta comunitária vai beneficiar 17 famílias; canteiros contemplam área de 450 m², que pode ser expandida para 15.000 m²

O prefeito Barbosa Neto entregou ontem (25) aos moradores do conjunto Ruy Virmond Carnascialli, região norte, a 23ª horta comunitária, do programa Municipal de Hortas Comunitárias da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. A horta está localizada na avenida da Igualdade.

A 23ª horta comunitária tem 17 canteiros, com a participação de 17 famílias. Foram plantadas mudas de cebolinha, salsinha, rúcula, almeirão, alface crespa, alface americana, beterraba, repolho, brócolis, entre outros. A irrigação da horta é feita com água natural.

O coordenador do programa municipal de Hortas Comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka, agradeceu ao apoio dado para concretização da horta. Ele explicou que o pedido para realização da horta foi encaminhado pela equipe da Rede de Desenvolvimento Local do SESI.

Eikiti pontuou que inicialmente foram cercados cerca de 2.500 m² e os canteiros foram construídos em uma área de 450 m². Ele falou também sobre como foi construída a horta. “Identificamos a fonte de água, colocamos na bomba d’água para possibilitar a irrigação. E os canteiros foram construídos mediante adubação orgânica”, informou

O coordenador do programa disse ainda que há a possibilidade, com a participação da comunidade, de expansão da área atual para toda a área cercada (2.500 m²). “Caso haja interesse de avançar a cerca, temos aqui uma área que pode atingir 15.000 m²”, destacou.

Representando a comunidade do bairro, a líder comunitária e coordenadora da horta, Caroline Sampaio, agradeceu a construção da horta. “É um trabalho maravilhoso”, ressaltou. Ela destacou ainda as vantagens proporcionadas pela horta. “É uma terapia, os moradores poderão ocupar o tempo, mexer com a terra”, completou.

Outra vantagem apontada pela líder comunitária é a retirada do lixo. “O local era um depósito de entulho, hoje nós vemos a horta”, afirmou. Caroline pontuou ainda que a horta vai garantir alimentação saudável para a comunidade.

A secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa, reforçou a questão da limpeza do terreno, citada pela coordenadora da horta. Marisol falou também sobre a melhora na saúde dos moradores. “Que vão consumir alimentos saudáveis, sem agrotóxicos”, frisou.

“Estamos trabalhando com a vida, com a saúde. Então, cada horta entregue é uma honra para mim”, garantiu a secretária. Marisol finalizou agradecendo e parabenizando o trabalho da equipe da Secretária de Agricultura.

O prefeito Barbosa Neto destacou que, além do benefício na alimentação saudável, o programa Municipal de Hortas Comunitárias tem função pedagógica, educativa e ambiental.

“Eu sou um empolgado com as hortas comunitárias. São 17 famílias aqui, 40 lá. Se você somar as 23 hortas, já são 1.400 famílias. Multiplicadas por cinco pessoas por família, são 5.600 famílias beneficiadas com o programa”, informou o prefeito.

A meta da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento é inaugurar 40 hortas comunitárias em toda a cidade, sendo cerca de três hortas inauguradas por mês. As próximas hortas comunitárias serão inauguradas no residencial Tocantins, no Centro Social Marista, jardim Primavera e conjunto Mister Thomas.

Também estiveram presentes na inauguração, a secretária Municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, o secretário Municipal do Ambiente, José Novaes Faraco, a presidente do IPPUL, Regina Nabhan, o técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Gabriel Benaglia, e o secretário Especial de Assuntos de Acessibilidade, José Giuliangeli de Castro.

A inauguração contou ainda com a presença de uma equipe da Paróquia Nossa Senhora da Glória e de representantes da UBS do Ruy Virmond Carnascialli.


Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços