CALMA promove reunião com maternidades de Londrina

Reunião acontece na próxima segunda-feira (15), o tema é o “Estímulo ao Aleitamento Materno por Ocasião do Parto e Pós-parto”

Na próxima segunda-feira (15), o Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) promove uma Reunião Técnica Extraordinária com as maternidades de Londrina. O tema discutido nesta reunião é o “Estímulo ao Aleitamento Materno por Ocasião do Parto e Pós-parto”. O evento acontece às 9h, no auditório da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, localizada na rua Jacob Bartolomeu Minati, 350.

Além da participação dos profissionais das seis maternidades de Londrina, a reunião está aberta para todos os profissionais de saúde das instituições envolvidas na assistência ao binômio mãe, filho e família. A pauta da reunião envolve a apresentação do sistema e o monitoramento dos suplementos oferecidos aos recém-nascidos nos primeiros dias, pelas maternidades da cidade; o trabalho junto às gestantes e comunidade, quanto à importância do aleitamento materno exclusivo e o início da amamentação na primeira hora de vida da criança.

A enfermeira e coordenadora do CALMA, Lilian Poli, explicou que a programação da reunião prevê a apresentação das maternidades sobre o sistema de monitoramento dos complementos, quando necessários aos recém-nascidos.”Os profissionais de saúde devem oferecer apoio qualificado às mães durante a primeira mamada e, quando necessário, também nas mamadas seguintes, para assegurar que o bebê tenha uma boa sucção e mame efetivamente. O apoio deve ser oferecido de maneira apropriada e encorajadora”, esclareceu.

Lilian falou sobre a necessidade de alertar os profissionais de saúde sobre a importância do estímulo na amamentação. “Nosso objetivo é que, a partir da obtenção dessas informações, esses profissionais possam agir como divulgadores dessa ideia para a comunidade de forma geral”, destacou.

A reunião conta, também, com a apresentação de uma “newsletter” desenvolvida pela enfermeira Fernanda Teodoro, com o tema “Alergia ao Leite de Vaca pode ser evitada”. “O uso da complementação - leite de vaca - nas maternidades, de forma inadequada, pode levar a criança a desenvolver futuramente um quadro de alergia alimentar”, ressaltou a enfermeira Fernanda.

A enfermeira e coordenadora do serviço de enfermagem da Maternidade Municipal, Regina Adario, contou sobre os sistemas de monitoramento utilizados pela instituição para incentivar a amamentação no primeiro momento de vida da criança. “Estamos inaugurando o laboratório de amamentação e disponibilizamos um enfermeiro para orientar cada mãe individualmente, ensinando e tirando suas dúvidas”, disse. “A informação é indispensável para diminuir o uso dos complementos nas maternidades”, completou.

Benefícios imediatos da amamentação após o parto

- Previne a morbidade e a mortalidade neonatais

- Proporciona maior duração da amamentação e maior duração do aleitamento materno exclusivo.

- Estimula a liberação da ocitocina, que provoca a contração uterina

Para a criança, diminui o risco de:

– Otite média aguda

– Gastroenterite inespecífica

– Hospitalização por infecção do trato respiratório inferior

– Dermatite atópica

– Obesidade

– Diabetes tipo 1 e 2

– Leucemia da infância

– Síndrome da morte súbita infantil

– Enterocolite necrosante

Para a mãe, diminui o risco de:

– Diabetes tipo 2,

– Câncer de ovário

– Câncer de mama

- Perda mais rápida de peso após a gravidez

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços