Reunião e capacitação encerram a Semana da Hanseníase

A reunião e capacitação serão coordenadas pela médica dermatologista Maria Cristina Aranda; funcionários e médicos da Policlínica participam do evento



Para encerrar a Semana de Conscientização contra a Hanseníase, a organização da semana agendou uma reunião de atualização e capacitação com os dermatologista e funcionários da Policlínica Municipal. Coordenado pela médica dermatologista, referência municipal na doença, Maria Cristina Aranda, a reunião será às 9h, na própria Policlínica.
Segundo o gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Léia Pereira, a intenção é realizar a reunião de dois em dois meses. “A hanseníase é uma doença complicada de ser diagnosticada. A reunião serve para melhorar a parceria entre os serviços.”
Os médicos e funcionários da Policlínica receberão capacitação da médica, Maria Cristina, para melhorar o diagnóstico e o tratamento de pacientes com hanseníase. “Quanto mais capacitados, melhor a qualidade no atendimento aos pacientes com a doença”, explicou Léia.
Maria Cristina disse que a população acredita que a doença tenha sido extinta. “O número de casos de hanseníase é relevante. Aqui na região de Londrina, podemos apontar cerca de um caso por semana e, se pegarmos a 17ª Regional de Saúde, essa estatística chega a dois casos por semana”, revelou.
Sobre a capacitação, a médica afirmou ser muito importante os profissionais estarem se conscientizando sobre os diagnósticos e tratamento da doença. “Será uma conversa sobre a hanseníase em que vamos trocar experiências, tirar dúvidas, falar sobre os novos aspectos da doença, reforçando algumas diretrizes”, concluiu.

Semana de Conscientização contra a Hanseníase

A gerente de epidemiologia, Léia Pereira, também fez um balanço sobre a semana. “O objetivo era trabalhar na conscientização da população e está sendo atingido.” Léia apontou o evento realizado nesta manhã, no calçadão, como o mais importante para a conscientização da população. “Em relação à capacitação dos médicos, a reunião de amanhã será muito importante”, apontou.
A Semana de Conscientização contra a Hanseníase começou na segunda-feira e termina amanhã. Na quarta-feira, profissionais de unidades básicas e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de 21 municípios ligados à 17ª Regional de Saúde foram capacitados para identificar os danos físicos e sociais da hanseníase, através de um questionário.
Nesta manhã, a organização da semana, juntamente com os alunos do 4º ano de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foram até o calçadão ampliar a discussão sobre a hanseníase. Hoje, é lembrado como o Dia Estadual de Conscientização sobre Hanseníase, proposta pela Coordenação Estadual do Programa de Hanseníase do Governo do Paraná.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços