Portugal continental, com excepção da região Norte, vai registar nos próximos sete dias elevadas concentrações de pólenes no ar, predominando os pólenes de oliveira e gramíneas, segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia hoje divulgado.

O boletim semanal da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) visa informar a população sobre as concentrações polínicas no ar a partir de dados obtidos através da leitura de vários postos de recolha contínua dos pólenes em diferentes regiões do país, para permitir a quem sofre de alergias agir preventivamente.
Para a semana de 27 de Maio a 02 de Junho, prevêem-se "concentrações muito elevadas de pólen no ar atmosférico em todo o continente (com exceção da região Norte) e concentrações baixas nos arquipélagos dos Açores e da Madeira", refere o boletim polínico.
O alerta da SPAIC vai particularmente para os doentes com alergia a pólenes de oliveira e gramíneas, que podem atingir concentrações muito elevadas nas regiões Centro e Sul do país.
No Norte e região do Porto, os pólenes encontram-se em níveis moderados a elevados, com destaque para os de oliveira, carvalho e gramíneas.
Os pólenes também se encontram em níveis muito elevados na região Centro e região de Coimbra, predominando os de oliveira, gramíneas, azinheira, carvalho, sobreiro e ervas parietária, tanchagem e azeda.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços