Londrina tem projeto aprovado pelo Ministério da Cultura

Consultor do Ministério da Cultura visita a cidade nesta segunda-feira; o projeto “Agentes de leitura” foi aprovado por democratizar a leitura



Londrina recebe, nesta segunda-feira (30), o consultor do Ministério da Cultura, Fernando Braga, que visita a cidade, para dar início a mais um projeto da Biblioteca Pública Municipal aprovado pelo Ministério da Cultura. Trata-se de um programa de incentivo à leitura, denominado de “Agentes de leitura”.
O projeto é realizado pela secretaria municipal de Cultura, por meio da diretoria de bibliotecas, em parceria com as secretarias de Assistência Social e de Educação. O Ministério da Cultura será responsável por dois terços da verba, para a implantação da ação, enquanto o município, através da secretaria de Cultura, ficará responsável por um terço.
“Agentes de leitura” é um projeto de complementação de renda que seleciona jovens, de 18 a 29 anos, com escolaridade mínima de ensino médio, para receber, no período de um ano, uma bolsa de R$: 350. Para receber a bolsa, cada jovem será responsável por levar leitura a 25 famílias das comunidades atendidas pelo programa. Munidos de uniforme, bicicleta e de um acervo de 100 livros, o jovem deverá realizar visitas semanais de, no mínimo, uma hora, a cada uma dessas famílias.
“O jovem será uma biblioteca ambulante. Uma biblioteca que vai de casa em casa, fazendo empréstimos de livro e podendo ainda ler para a família”, explicou o diretor de Bibliotecas da secretaria municipal de Cultura, Rovilson Silva. O diretor de Bibliotecas destacou que o projeto pretende difundir o hábito da leitura. “O objetivo da ação é a democratização da leitura, através da fruição e difusão de livros em regiões de vulnerabilidade social”, explicou.
Dez regiões de vulnerabilidade social já foram selecionadas, para receber os “Agentes de leitura” e seu acervo de livros. “Hoje, Londrina conta com quatro bibliotecas, mas, a nosso ver, dez é o número necessário de bibliotecas em nosso município. Por isso, foram selecionadas dez regiões para receber o projeto”, enfatizou Silva.
O consultor do Ministério da Cultura, Fernando Braga, inicia, na segunda-feira, o processo de visitas, no período da manhã, a uma das regiões que serão atendidas pelo programa (região norte), e a Biblioteca Pública Municipal, no período da tarde. O “Agentes de leitura” passa agora por novas etapas, como seleção dos jovens, através de concurso, e treinamento de pessoal. O atendimento às famílias está previsto para o ano que vem.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços