Festival da Vida leva eventos artísticos e palestras para Mariana
Cidade recebe Titãs, Demônios da Garoa e grupos locais, como bandas de música e cortejo de bonecos



Titãs/divulgação
Amanhã à noite, o rock da banda Titãs vai invadir a Praça dos Ferroviários, em Mariana
A antiga vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo está comemorando seus 300 anos. Primeira cidade e capital de Minas Gerais, ela mudou de nome para Mariana em 1745, em homenagem à rainha dona Maria Ana de Áustria.

Como parte das comemorações, o município recebe, a partir de hoje, o 8º Festival da Vida, cujo tema é escolhido de acordo com a Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Este ano, estará em foco a vida em nosso planeta. Entre as principais atrações musicais estão Titãs, Demônios da Garoa e padre Antonio Maria. A agenda conta ainda com palestras, exibição de filmes e apresentação de grupos artísticos locais.

Os envolvidos com produção cultural em Mariana estão mobilizados. Amanhã, será ministrada oficina de customização de camisetas. Sábado, apresentam-se a Cia do Riso, cortejo de bonecos gigantes e a banda infantil Osquindô. No domingo, encerrará o festival o tradicional Encontro das Sociedades Musicais. Bandas de música vão homenagear o aniversário da Corporação Musical Sociedade São Vicente de Paula.

Mardely Lopes, diretor da Organização Folclórica Zé Pereira da Chácara, informa: “Temos 112 bonecos gigantes, todos feitos de material reciclado. Sábado, vamos desfilar com 40”. Nem o grupo sabe quando sua história começou, mas suspeita-se que isso se deu por volta de 1846, por herança portuguesa. É a única trupe marianense que participou de todas as edições do Festival da Vida.

Para encontrar o Zé Pereira, um cortejo sai do terminal turístico com a Escola de Samba Morro da Saudade e o Bloco da Vida. Os bonecões vão se encontrar na Praça Gomes Freire e de lá partirão para a Praça da Sé, para assistir ao show do grupo infantil Osquindô.

Adaptar cantigas e músicas do universo a versões contemporâneas é um dos objetivos do Osquindô. O grupo trabalha folclore, cultura popular, jogos e brincadeiras lúdicas com a ajuda da banda que tem Andrea Amendoeiro nos vocais e a palhacinha Jojoba para brincar com o público.

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA
• 9h e 14h: Palestra
• 19h: Exibição do filme Chico Xavier
Na Praça da Sé
• 21h30: Show Padre Antônio Maria.
Na Praça dos Ferroviários

SEXTA-FEIRA
• 9h e 14h: Palestra
• 13h: Oficina de customização
de camisetas, em Passagem
de Mariana
• 19h: Filme Como domar
seu dragão
Praça da Sé
• 22h: Titãs
Praça dos Ferroviários

SÁBADO
• 11h: Teatro Cia do Riso
Mina da Alegria
• 14h: Cortejo do Bloco da Vida
Ruas de Mariana
• 17h: Banda infantil Osquindô
Praça da Sé
• 22h: Show de Demônios da Garoa
Praça dos Ferroviários

DOMINGO
• 13h: Encontro das
sociedades musicais
Praça Gomes Freire

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços