Oito escolas de dança de Pernambuco participam de festival no Ceará

Oito escolas de dança de Pernambuco foram selecionadas para participar do 5º Passo de Arte Norte e Nordeste, que começa nesta quarta e segue até domingo, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Cerca de 1,5 mil bailarinos das duas regiões , além de representantes de três instituições do Rio de Janeiro, concorrem ao título de melhor bailarino, melhor bailarina, melhor grupo e melhor coreógrafo, com prêmio em dinheiro de R$ 1 mil para cada categoria.
Mas os jovens talentos também sonham com uma indicação ao Youth America Grand Prix Brasil 2011, concurso no qual os vencedores representam o país em Nova York, no ano que vem. Classificados por gêneros e modalidades distintos de dança, eles também disputam espaço na 19ª versão internacional do Passo de Arte, marcada para julho, em Indaiatuba, em São Paulo. A piauiense Mara Janaina Barros, de 14 anos, filha de agricultores de Teresina, e a carioca Mayara Magri, 16, tiveram este destaque em 2010 e agora se apresentam como convidadas na abertura do evento. Mayara dança o Grand pas de deux de Cisne negro, com o conterrâneo Diego Lima.
Entre os representantes de Pernambuco, estão Stúdio de Danças, Ballet Margot Dourado, Grupo Matulão, Ballet Gonzalez, Cia Fátima Freitas, Endança e Colégio Damas. Um deles é estreante. Trata-se do Grupo Matulão de Dança, desdobramento da quadrilha Raio de Sol, que existe há 16 anos, em Porto da Madeira, bairro da Zona Norte do Recife. Serão duas coreografias: Ave poesia, que mescla o popular ao clássico e homenageia Patativa do Assaré, com a participação de cinco casais e um número de xaxado. Os criadores do grupo são Leila Nascimento, Brivaldo Batista e Ananias Júnior.

Outros, a exemplo do Stúdio de Danças, nas Graças, estão no Passo de Arte desde a primeira edição. Este ano, a escola dirigida por Ruth Rozembaum e Lúcia Helena Gondra, participa com um grupo de nove bailarinas e o bailarino Gabriel Jácome, com peças como Águas primaveris, La vivandière e uma variação de O corsário.

Já o Ballet Margot Duarte concorre aos prêmios com Entrebrilhos, um clássico estilo livre; Encontro dos bichos e Bonecas nordestinas, duo com Camila Cidrim e Júlia Coutinho, ambas de 22 anos. “As meninas se entregam muito e crescem com os eventos”, defende a professora Michelli Duarte, responsável pelo grupo, que terá a alegria de ver sua filha, Maria Clara, 9 anos, dançando o solo Pássaro azul, na categoria pré.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços