"D. João e a Invenção do Brasil": espetáculo de bonecos

Espetáculos cênicos, oficinas de qualificação de atores e formação de plateias concebidas por experientes e consagrados atores, companhias e grupos de Minas Gerais, além de ações de estímulo ao intercâmbio entre grupos, compõem a 11ª edição do Festival do Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Mineira, que será realizado em Campinas no período de 25 de maio a 26 de junho.
Na quarta e quinta-feira (25 e 26), foi apresentado o espetáculo "D. João e a Invenção do Brasil", da Companhia Catibrum Teatro de Bonecos, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral. Lá, alunos e professores (com entrada aberta também ao público em geral) puderam conferir a arte de um dos mais importantes grupos de teatro de bonecos do Brasil.
A Catibrum traz à cena bonecos gigantes e técnica inovadora de manipulação de títeres para recontar, de forma singular, a aventura da corte portuguesa, em 1807, quando precisou se refugiar no Brasil. Dom João e sua família são reinventados com muita ironia e humor apimentado.

Festival

Ao longo do evento serão apresentadas 84 sessões de 17 espetáculos, e haverá ainda 12 oficinas gratuitas de qualificação profissional, bate-papos com o público após apresentações, convites a convivência e troca de experiências profissionais entre grupos de Minas e de Campinas que recebem o festival, além de um programa educativo para alunos da rede pública.
“A diversidade de propostas estéticas é o que mais chama atenção na significativa mostra de trabalhos que compõem a programação do Festival Brasileiro de Teatro – Cena Mineira. Nos espetáculos a serem apresentados, há a evidência de um mercado teatral pulsante,” destaca Sérgio Maggio, um dos curadores do Festival.
Com a realização de todas as ações propostas pela 11ª Edição do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Mineira estima-se um público direto superior a 30 mil pessoas, dentre os quais nove mil são alunos da rede pública de ensino, e a criação de cerca de 260 empregos temporários diretos.

Formação de plateia

Esta edição do festival traz ainda um elaborado programa de formação de plateia para alunos da rede pública, já experimentado em outras edições, estruturado sob uma metodologia em três movimentos, que acontecem em dias diferentes.

Num primeiro momento, professores e arte educadores realizam, em sala de aula, atividades lúdicas que instiguem a sensibilidade dos alunos para as artes cênicas. No segundo dia os alunos são levados para assistir a um espetáculo. O programa termina de volta a sala de aula, onde os alunos são estimulados a refletirem sobre a experiência vivenciada.
Concluindo o programa, a equipe de arte-educação voltará à sala de aula para estimular os alunos a refletirem sobre a experiência vivenciada. Uma das propostas do Festival é fazer com que as crianças - e também os professores - descubram o rico universo do teatro, transformando-se em agentes multiplicadores, convidando seus familiares a acompanhar a programação.
Sob uma coordenação pedagógica, os arte-educadores trabalham em trios, em escolas de diferentes bairros de Campinas. As próximas escolas que terão atividades do programa de Formação de Plateia localizam-se nos bairros São Marcos, Jardim Aeroporto, São Fernando, Vila Rica e Jardim Flamboyant.

A programação ainda se estende pelas cidades de Paulínia e Sorocaba.

O FTB conta com o patrocínio da Petrobras, co-patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF) e incentivo do Ministério da Cultura por meio da lei federal de incenbtivo à cultura. E, ainda, apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
As apresentações de peças teatrais abertas ao público vão ocorrer de 16 a 26 de junho. A programação deve ser divulgada na primeira semana do mês.

Programação de oficinas em Campinas:

Oficina Processo Giramundo. Fundamentação, Projeto, Construção e Montagem de Cena
Local: Estação Guanabara. Rua Mário Siqueira, s/n
Datas: 06 a 12 de Junho (seg. a dom) No último dia haverá apresentação de cenas dos participantes
Horário: das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Vagas: 20
Público Alvo: Artistas profissionais e estudantes de teatro
Entrada: gratuita

Oficina Commedia Dell´ Arte. Com Juliano Pereira – ator e diretor da Cia. Manicômicos
Local: Estação Guanabara. Rua Mário Siqueira, s/n
Datas: 12 a 16 de junho
Horário: Excepcionalmente no domingo, das 14 às 18 horas. De segunda a quinta, das 9 às 13 horas
Vagas: 20
Público Alvo: Artistas profissionais e estudantes de teatro
Entrada: gratuita
Informações pelo email: grupomatulateatro@gmail.com

Oficina Ator Criador – Cia. Luna Lunera
Local: Sede Barracão Teatro. Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Izabel
Datas: 20 a 22 de junho
Horário: das 9 às 13 horas
Vagas: 16
Público Alvo: Artistas profissionais e estudantes de teatro
Entrada: gratuita
Mais Informações pelo email: grupomatulateatro@gmail.com

Fonte: assessoria de imprensa da prefeitura de Campinas

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade