Capital do Romantismo recebe Festival de Música com Contrapontos


No Páteo da Galé teve lugar a apresentação do programa do Festival de Sintra que nesta edição dedica a grande parte da sua programação a Lizst e Mahler.
Luis Pereira Leal, que desde 1984 é o responsável pela programação musical do Festival, salientou o facto de desta feita a mesma estar subordinada a dois eventos que são o "suporte" do festival: o bicentenário do nascimento de Franz Lizst e o centenário da morte de Gustav Mahler.
Por este facto o festival abrirá com uma conferência subordinada ao tema "Lizst e Mahler: os construtores da música do futuro" que estará a cargo do musicólogo Rui Vieira Nery.
Este será o primeiro Contraponto do Festival.
O percurso musical deste festival, para além de composições dos compositores homenageados, passa pela audição de obras de outros seus contemporâneos ou mesmo de compositores que deles absorveram a musicalidade e o ensinamento.
Como curiosidade Pereira Leal referiu que no Festival o pianista Sequeira Costa interpretará Lizst e Vianna da Motta, mas o curioso é o facto de Sequeira Costa ter sido aluno de Vianna da Motta que por sua vez foi aluno de Lizst.
Outro dos aspectos a salientar é a presença do pianista australiano Leslie Howard que tem nada mais nada menos que 99 discos gravados com as obras de Lizst.
Por outro lado e relacionando a vida musical dos dois compositores Mahler foi um exímio intérprete de Lizst e podemos mesmo dizer que a visão musical de ambos permite considerá-los como precursores da "música do futuro".

Isabel Worm, directora do Centro Cultural Olga Cadaval , falou dos Contrapontos que acompanharão este Festival.
E a "contrapôr" à música há dança, teatro e até um filme "Sonho de Amor" que dá uma perspectiva da vida amorosa de Lizst, ao som dessa belíssima peça que é o Sonho de Amor.
Mas para Isabel Worm um dos aspectos mais importantes dos Contrapontos deste Festival são os concertos para bébés, um projecto de Paulo Lameiro que acontecerá na Quinta da Piedade no dia 09 de Julho.
Fernando Seara, presidente da Câmara de Sintra e da Sintra Quorum, entidade organizadora do evento salientou o facto de o festival ter preços acessiveis que permitirão a todos assistir aos diversos eventos e sobretudo os magníficos espaços onde os mesmos acontecem, espaços românticos numa vila que afinal é a Capital do Romantismo.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade