Santa Catarina recebe rating BBB- de agências internacionais de classificação financeira
Florianópolis,


O Estado de Santa Catarina recebeu rating “BBB- Perspectiva Estável” de duas das mais importantes agências internacionais de classificação financeira, a Standard & Poor’s e a Fitch Ratings. O rating é uma análise feita por agências financeiras sobre a capacidade de um órgão (país, Estado, município ou empresa, por exemplo) de saldar compromissos financeiros. A avaliação atribuída à Santa Catarina é considerada positiva, pois demonstra uma perspectiva estável. O Governo Federal tem nota BBB.
rating BBB- avaliado pelas duas agências se refere à escala global e é o mesmo atribuído a Estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Na Escala Nacional Brasil, a Standard & Poor’s deu a Santa Catarina a nota “AAA” e a Fitch Rating indicou “AA”, respectivamente as duas mais altas notas da escala de rating das agências. “Isso mostra que, em uma perspectiva nacional, o Estado ocupa posição de destaque. No entanto, ainda há margem para melhorar o desempenho na escala global. E essa melhora deve partir de um contexto nacional, não apenas de Santa Catarina”, afirma o secretário da Fazenda, Nelson Serpa.
Em sua análise, a S&P considerou aspectos como o forte desempenho orçamentário do Estado e adequados níveis de liquidez. Também apontou que nível de endividamento do Estado vem diminuindo progressivamente ao longo dos anos. “A perspectiva estável reflete nossas expectativas de que Santa Catarina continuará gerando fortes resultados orçamentários, mantendo liquidez adequada, e aumentando seu endividamento em níveis administráveis nos próximos dois anos”, informou a agência.
Já a Fitch Rating levou em consideração que a economia de Santa Catarina representa 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, refletindo na posição de oitava maior do Brasil; que o Estado tem autonomia tributária e um setor industrial bem desenvolvido, além de um índice de endividamento médio. Na avaliação, a agência afirmou que o Estado precisa defender sua economia, enfrentar a pressão sobre as despesas com o funcionalismo público e reduzir a dívida. “Novos aumentos das despesas de pessoal podem deteriorar o desempenho operacional de Santa Catarina, contribuindo, desta forma, para uma ação negativa de rating”, afirmou a Fitch.
Essa é a primeira vez que o Estado de Santa Catarina solicita esse tipo de análise financeira. O rating foi contratado pelo governo no segundo semestre de 2012 e a divulgação dos resultados saiu nesta semana. A avaliação de risco é uma das condições para contratação de operações de crédito com organismos internacionais, o que habilita o Estado a receber financiamentos com taxas de juros muito mais atrativas que as praticadas no mercado interno.
Saiba mais
Escala de ratings globais das agências Fitch e Standard & Poor’s 
NOTA
SIGNIFICADO
AAA
Mais alta qualidade
AA
Alta qualidade
A
Qualidade média/alta
BBB
Qualidade média
BB
Predominantemente especulativo
B
Especulativo, baixa classificação
CCC
Inadimplemento próximo
C
Mais baixa qualidade, sem interesse
DDD
Inadimplente, em atraso, questionável
DD
Inadimplente, em atraso, questionável
D
Inadimplente, em atraso, questionável

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços