Governador assina medidas emergenciais que beneficiam agentes penitenciários e socieducativos
Florianópolis,


O governador Raimundo Colombo assinou, nesta quinta-feira, 20, medidas emergenciais que beneficiam os agentes penitenciários e socioeducativos de Santa Catarina. A partir de janeiro, os servidores passam a contar com plantões remunerados, com a regulamentação da progressão funcional e o deslocamento de agentes para unidades na própria região onde trabalham e ganhando diária. Hoje, o Estado tem 1,7 mil agentes penitenciários e cerca de 200 socieducativos.
O diretor do Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), Leandro Lima, explicou que os agentes penitenciários lotados na Grande Florianópolis poderão atuar em apoio e reforço no Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara. A minuta do decreto prevê ainda que o Deap poderá convocar agentes para trabalhar em até quatro plantões remunerados, nas principais unidades prisionais e de maior demanda: Presídio de Joinville, Blumenau, São Pedro de Alcântara, Santa Augusta de Criciúma, Araranguá e nas penitenciárias Sul de Criciúma e da Capital. “Podemos convocar até 70 agentes por dia. Os plantões remunerados serão preenchidos por agentes que serão voluntários para a função. Isso vai amenizar a falta de pessoal até que o concurso público seja realizado, o que está previsto para ser lançado em janeiro”, disse.
“A progressão funcional prevista em lei de 2009 é outro ganho do funcionalismo. A regulamentação vai permitir acréscimo salarial e valorização do servidor”, informou Leandro. Ficou acertado também a assinatura de um termo de ajustamento de conduta entre o Executivo e o Judiciário para analisar mandados de segurança impetrados pelos cerca de 300 concursados de 2006. O termo de ajuste ficará para fevereiro, após o recesso do Judiciário. As outras medidas terão aplicação efetiva ainda em dezembro ou na primeira semana de janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente