Maternidade municipal completa 20 anos

 

 

O hospital já obteve prêmios e reconhecimento internacional por serviços oferecidos aos recém-nascidos
A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai comemora seus 20 anos, amanhã (21), em uma solenidades que será realizada às 11h, em sua sede, na rua Jacob Bartolomeu Minatti, 350. A Maternidade destaca os variados serviços oferecidos em prol da prevenção de doenças e acompanhamento dos recém-nascidos. Por esse atendimento já obteve prêmios de reconhecimento nacional e internacional, como o título de Hospital Amigo da Criança, recebido da UNICEF, Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde, Edson de Souza, ressaltou que ao longo dos 20 anos, a Maternidade Municipal tem cumprido com competência seu papel social, cuidando da gestante e da criança em um momento importante da sua vida e ainda incentivando a participação do pai, que pode, no momento do parto, estar ao lado de sua companheira, fortalecendo o vínculo familiar.

Na maternidade são atendidos em média 80% dos partos de Londrina, realizados pelo Sistema Único de Saúde. Em 20 anos de história foram mais de 60 mil partos e 150 mil atendimentos feitos. Hoje, o serviço conta com 175 funcionários trabalhando diretamente no hospital. Desde sua criação, com a implantação de programas que beneficiam a saúde e previnem doenças do recém-nascido, a taxa de mortalidade infantil já foi reduzida em 55,4%.

Entre os serviços oferecidos destacam-se o Teste do Pezinho, do Coraçãozinho e da Orelhinha, também conhecido como triagem auditiva neonatal. O Teste do Pezinho é realizado em todo recém-nascido e tem por objetivo prevenir o desenvolvimento de doenças que podem levar à deficiência intelectual e causar inúmeras outras sequelas à saúde da criança. Como as doenças que podem ser detectadas são congênitas, o diagnóstico precoce oportuniza o desenvolvimento normal às crianças afetadas.

O Teste do Coraçãozinho também é realizado em todos os recém-nascidos da Maternidade Municipal. O exame permite identificar possíveis problemas cardíacos para encaminhamento à Rede de Assistência Especializada integrada à Saúde do Município de Londrina.

O Teste da Orelhinha é feito no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, o procedimento é totalmente indolor e tem o objetivo de obter um diagnóstico precoce de perda auditiva. Além de todo o atendimento, no momento do nascimento, todos os bebês são encaminhados às Unidades de Saúde integradas ao Programa Saúde da Família, onde recebem atenção especial.

Além do prêmio que recebeu do UNICEF, a Maternidade também foi agraciada com o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, pela qualidade na execução da técnica de coleta do teste do Pezinho e com o Prêmio Galba de Araújo, pelo respeito à dignidade da mulher e humanização do parto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade