Maternidade municipal completa 20 anos
O hospital já obteve prêmios e reconhecimento internacional por serviços oferecidos aos recém-nascidos |
O secretário de Saúde, Edson de Souza, ressaltou que ao longo dos 20 anos, a Maternidade Municipal tem cumprido com competência seu papel social, cuidando da gestante e da criança em um momento importante da sua vida e ainda incentivando a participação do pai, que pode, no momento do parto, estar ao lado de sua companheira, fortalecendo o vínculo familiar.
Na maternidade são atendidos em média 80% dos partos de Londrina, realizados pelo Sistema Único de Saúde. Em 20 anos de história foram mais de 60 mil partos e 150 mil atendimentos feitos. Hoje, o serviço conta com 175 funcionários trabalhando diretamente no hospital. Desde sua criação, com a implantação de programas que beneficiam a saúde e previnem doenças do recém-nascido, a taxa de mortalidade infantil já foi reduzida em 55,4%.
Entre os serviços oferecidos destacam-se o Teste do Pezinho, do Coraçãozinho e da Orelhinha, também conhecido como triagem auditiva neonatal. O Teste do Pezinho é realizado em todo recém-nascido e tem por objetivo prevenir o desenvolvimento de doenças que podem levar à deficiência intelectual e causar inúmeras outras sequelas à saúde da criança. Como as doenças que podem ser detectadas são congênitas, o diagnóstico precoce oportuniza o desenvolvimento normal às crianças afetadas.
O Teste do Coraçãozinho também é realizado em todos os recém-nascidos da Maternidade Municipal. O exame permite identificar possíveis problemas cardíacos para encaminhamento à Rede de Assistência Especializada integrada à Saúde do Município de Londrina.
O Teste da Orelhinha é feito no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, o procedimento é totalmente indolor e tem o objetivo de obter um diagnóstico precoce de perda auditiva. Além de todo o atendimento, no momento do nascimento, todos os bebês são encaminhados às Unidades de Saúde integradas ao Programa Saúde da Família, onde recebem atenção especial.
Além do prêmio que recebeu do UNICEF, a Maternidade também foi agraciada com o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, pela qualidade na execução da técnica de coleta do teste do Pezinho e com o Prêmio Galba de Araújo, pelo respeito à dignidade da mulher e humanização do parto.
Comentários
Postar um comentário